Turismo e Cultura
São Gonçalo celebra o Dia Mundial do Rap com evento gratuito na Praça dos Ex-Combatentes
01/05/2025
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Prefeitura de São Gonçalo realiza o evento “Ubuntú – Unidade, pluralidade e humildade andam juntas”, nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, na Praça Doutor Luiz Palmier, no Rôdo. A programação conta com aulão de funk, apresentações culturais, batalha de passinho, atendimento médico e rede de atendimento social.
O evento, que será uma grande celebração da cultura afro, é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dandaras para Sempre, Dança na Comunidade e grupo CEBA, com apoio da Subsecretaria de Trabalho, Secretaria de Desenvolvimento Social, Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, MP Construtora, OAB-8ª Subseção, ENEL, Coordenação de Igualdade Racial, Coordenação de Proteção Animal, CMPA, Leve um Anjo para Casa e Projeto Lucas Esperança.
A Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar vacinação contra a gripe, febre amarela e HPV, além de testes de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Já o grupo Dandaras para Sempre apresentará a Feira de Mulheres, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente estará com uma tenda demonstrando o projeto de troca de óleo por sabão ecológico. A ENEL irá realizar a inscrição de pessoas de baixa renda na Tarifa Social, que concede desconto na conta de luz. Para isso, será necessário apresentar CPF, identidade, NIS (número de inscrição social) ou NB (número do benefício), além da conta de luz.
Batalha e premiação
Na parte cultural do evento, destaque para a “Batalha de Passinho da Consciência Negra”, que trará premiação com troféu para o primeiro e segundo colocado, e medalha para o terceiro, além de certificado de participação. O professor VT Santos ainda contemplará o público presente com aulão de funk carioca.
A programação ainda conta com as seguintes apresentações culturais e de dança: Projeto Social Dança na Comunidade, Ingryd H, Killer, Juliana Andrade, Ylo Popper, Hudson Alexandre e Jéssica Serrano, Sarah Colker e Studio de Dança Claudia Barros.
Autor: Aaron Cesar
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom / SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados