Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara, participaram na manhã desta segunda-feira (9) de mais uma edição do Projeto Agricultura Viva. Desta vez, os alunos fizeram um trabalho diferente, entrando no universo da reportagem com o jornal “Grãos do amanhã”, criado em sala de aula especialmente para este trabalho. Com um microfone na mão, os repórteres mirins fizeram diversas perguntas aos agricultores. O trabalho foi um sucesso e até na hora do almoço, a turma foi para o refeitório com as respectivas identificações.
Segundo a diretora Ligia Coutinho, esse ano a escola está trabalhando com o tema alimentação saudável. Os murais estão repletos de trabalhos sobre frutas, legumes, ervas curativas, inclusive para os alunos que estão aprendendo a ler. “Os alimentos são apresentados de acordo com a letra que está sendo estudada. Com isso, eles aprendem a ler, escrever e a importância de uma alimentação correta”, afirmou a diretora.
O intercâmbio foi aprovado pelos responsáveis pela feirinha, como conta Jairo Eduardo, que vende ovos caipira em uma pequena banca. “Eu achei uma ótima experiência porque as crianças são espontâneas e têm uma curiosidade grande sobre tudo o que acontece fora do universo delas”, disse Jairo.
O projeto é uma ação intersetorial entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Subsecretaria de Ações Pedagógicas e do Núcleo Acadêmico de Alimentação Escolar da Semed, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Pesca e Trabalho, do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural de São Gonçalo e dos produtores rurais.
“Estamos trazendo para dentro da escola ensinamentos importantes sobre agricultura que os estudantes levarão para dentro de suas casas e isso faz toda diferença. Nós queremos que os estudantes aprendam a se alimentar para que tenham mais saúde”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.
Para Ligia Coutinho, ser saudável envolve alimentação e a parte física. “Esse ano a gente está trabalhando como projeto principal da escola tudo ligado à questão de ser saudável e aí a alimentação é o ponto principal. A criança precisa aprender a se alimentar bem porque a gente vive numa sociedade onde a criança só come bobagem, só expõem para a criança como gostoso aquilo que não é natural, que não é saudável. Então nossas crianças precisam aprender. Se quiser um futuro melhor, um futuro mais saudável, onde as crianças possam não ter tantos problemas de saúde, a gente precisa propagar isso, é o que nós estamos fazendo”, concluiu Ligia Coutinho.
Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semed
Notícias relacionadas
Mais Acessados