Início > Educação > Estudantes participam do Projeto Escritores do Amanhã

Estudantes participam do Projeto Escritores do Amanhã

Publicado em:  15/12/2017

Estudantes da Escola Municipal José Manna Junior, de Nova Cidade, viveram uma manhã para lá de especial na última quinta-feira (14). Eles participaram do lançamento dos seus próprios livros, com direito a entrega de certificado de autores e distribuição de autógrafos. Cursando do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos fazem parte do programa Novo Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. O trabalho foi desenvolvido pela professora e mediadora Suelen Baldan Neves Figueiredo com o Projeto Escritores do Amanhã.

Segundo a coordenadora do Novo Mais Educação, Vanda Nicácio, a proposta da professora Suelen foi escrever um livro em que a história se passasse em bairros de São Gonçalo, com o objetivo de divulgar e honrar o município em que eles vivem.

“Tivemos várias etapas, como interpretação lúdica de poemas, leituras dramatizadas, produção de uma história para livros só de ilustrações e, aí sim, eles começaram a escrever o seu próprio livro. Depois de escritos, nós tivemos aulas sobre pontuação, concordância nominal e verbal, morfologia, semântica, pragmática e linguística, para que eles próprios pudessem analisar e revisar seus livros”, explicou a coordenadora.

A última aula foi para revisão geral, quando os colegas puderam ouvir as histórias dos outros, analisar e dar seus pontos de vista no que poderiam melhorar. A digitação e formatação dos textos ficaram por conta da mediadora, mas as ilustrações foram criadas pelos estudantes. Os livros foram produzidos em dupla, com tema livre, desde que focassem bairros do município. Dessa forma, foram escritos livros sobre Itaúna, Bairro Antonina, Tribobó, Jóquei, Trindade, Neves, Paraíso, Arsenal, Jardim Catarina, Barro Vermelho, Alcântara, Luiz Caçador, São Miguel, Nova Cidade, Gradim e Rio do Ouro.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed