Início > Educação > Estudantes de São Gonçalo recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado em:  08/12/2017

Estudantes de diversas escolas da rede municipal de São Gonçalo foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia. A entrega das medalhas e certificados aconteceu na tarde desta quinta-feira (7), no auditório da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no bairro São Miguel. A Olimpíada Brasileira de Astronomia reúne estudantes de todo o Brasil, desde o Ensino Fundamental até o Médio. Este ano, só em São Gonçalo, participaram mais de 1.600 alunos. Desse total, 13 foram premiados, sendo dois com medalha de ouro, quatro de prata e sete de bronze.

A cerimônia reuniu professores, diretores, pais e estudantes e contou com a participação do secretário municipal de Educação, José Augusto Nunes, do coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Astronáutica e coordenador da Mostra Brasileira de Foguetes, João Batista Canalle, e da professora Noeli Piedade Almeida, responsável pela OBA em São Gonçalo, além de vários integrantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, ressaltou a importância do evento e elogiou professores, pais e estudantes pelo excelente resultado obtido.

“Quando o aluno consegue ser primeiro lugar, segundo ou terceiro lugar numa prova dessa, a gente fica pensando como nossos professores são bons, como a família também é boa, como a gente tem uma troca de conhecimento, porque a formação dessa criança contribui também para a resposta da prova. Não é só o ensino sistemático que está lá, é a visão do mundo, quando ela dá uma resposta de astronomia, tem o raciocínio com aquela questão de Ciência. Então eu queria parabenizar os pais, os professores, esses diretores que têm respondido ao município de São Gonçalo com a sua parte e fazendo educação nas suas escolas e, principalmente, às crianças”, disse.

José Augusto também afirmou que a secretaria dará todo o apoio possível na participação das escolas do município nas próximas olimpíadas.

“Daqui pra frente, vou fazer tudo para estar junto com os meus alunos para incentivá-los, para dar o que município pode dar para que a criança consiga pensar mais, consiga desenvolver, consiga fazer dessa olimpíada um instrumento de visão do mundo que possa ajudá-lo e que a gente possa cada vez mais contemplar, e quem sabe, no próximo a gente faz uma festa maior e com muito mais alunos. Nosso objetivo, de acordo com a orientação do prefeito José Luiz Nanci, é fortalecer, dando qualidade cada vez mais à educação no nosso município”, ressaltou o secretário.

O professor João Batista Canalle, além de dar uma breve explicação sobre a formação do Universo, com informações sobre o surgimento dos planetas e estrelas, agradeceu a todos e falou sobre a importância desse trabalho.

“Obrigada pelo convite, é sempre bom estar nessa cerimônia de premiação, é sempre uma festa. Eu gosto muito de participar para conhecer professores, diretores, secretários, alunos talentosos que ganharam medalhas, que participaram da OBA. É sempre uma oportunidade de agradecer a todos esses colaboradores envolvidos, motivando seus alunos para que participem da Olimpíada Brasileira de Astronomia, que nasceu há 20 anos. Em nossas provas a gente sempre coloca sete perguntas de astronomia e três de astronáutica. Claro, sabemos que não há professores de astronomia, muito menos de astronáutica nas escolas. Então as perguntas são sempre elaboradas de forma que os alunos consigam responder pelo menos metade ou mais das provas”, frisou João Canalle.

A diretora da Escola Municipal Luiz Gonzaga, Lúcia Custódio Montes, também agradeceu a presença de todos e falou sobre este momento tão especial.

“É um prazer nesta tarde, a Escola Municipal Luiz Gonzaga estar de portas abertas para receber os alunos premiados da rede. Hoje vivemos num mundo muito conturbado e é uma alegria muito grande ver os nossos alunos ser premiados, recebendo medalhas. Esse momento vai ficar gravado no coração dessas crianças. Estamos aqui para incentivá-las. Eu fico muito feliz por essa oportunidade e agradeço a presença de todos. Parabéns a todos”, disse a diretora.

Os alunos premiados na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia foram Alan Silva de Almeida e Wellington Alessandro da Silva Ferreira, medalhas de ouro, ambos do 3º ano Fundamental da Escola Municipal Prefeito Jayme Mendonça de Campos; Sthefany Nunes e Marcelo dos Santos Lima, medalhas de prata, ambos do 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora Marlucy Salles de Almeida; Luiz Gustavo Alves de Oliveira Pereira e Marco Vinicio Braziliense Nascimento, medalhas de prata, ambos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Luzia; Claryce Vitoria Medeiros da Silva, medalha de bronze, da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade; Mayara Basso dos Santos e Ryan dos Santos Souza, medalhas de bronze, ambos do 3º ano da Escola Municipal Prefeito Jayme Mendonça de Campos; Yan David Ribeiro da Silva, medalha de bronze, 3º ano da Escola Municipal José Manna Júnior; Larissa Netto de Oliveira e Evilyn Silva Moreira do Nascimento, ambas do 5º ano da Escola Municipal Professora Marlucy Salles de Almeida; e Michael Torres Vilas Boa, medalha de bronze, 5º ano da Escola Municipal Santa Luzia.

Vale ainda destacar o desempenho dos 24 estudantes da Escola Municipal Marinheiro Marcílio Dias, única do município a participar da Mostra de Foguetes, com excelente resultado, alcançando 107,35 metros de distância com foguetes confeccionados com garrafas pet.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Girley Oliveira