Início > Educação > Estudante gonçalense conquista ouro em competição internacional

Estudante gonçalense conquista ouro em competição internacional

Compartilhe isso:


Publicado em:  12/06/2018

A primeira participação de uma escola da rede municipal de São Gonçalo na competição internacional Canguru de Matemática trouxe muito orgulho para a educação do município. Ronald Nascimento de Figueiredo, de 11 anos, estudante do 6º ano da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada no bairro Vista Alegre, conquistou medalha de ouro e merece parabéns pelo seu excelente desempenho, como ressaltou o secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes:

“É um orgulho para todos nós saber que o nosso aluno conquistou essa medalha. É uma prova de sua dedicação, mas é também a comprovação da qualidade do ensino oferecido em nossa rede e da dedicação dos nossos professores. Quero parabenizar o Ronald, seus professores e a equipe diretiva da escola, que não medem esforços para que os alunos tenham sempre o melhor ensino. A meta do prefeito José Luiz Nanci é essa, que São Gonçalo tenha educação de qualidade. Essa medalha mostra que ela está sendo cumprida”, elogia o secretário.

A Olimpíada Canguru de Matemática é uma competição internacional que acontece anualmente e reúne um enorme número de estudantes em todo o mundo. Este ano, só no Brasil participaram cerca de 175 mil estudantes. Mais do que uma competição, é uma espécie de jogo, onde estudantes dos 7 aos 18 anos podem participar em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). Um dos objetivos do concurso é mostrar aos estudantes que a Matemática pode ser interessante, útil e até mesmo divertida.

Responsável pela preparação das turmas do Darcy Ribeiro para a competição, o professor Jean Carlo da Silva Cordeiro explicou que mais de seis milhões de estudantes do mundo inteiro participam do Canguru de Matemática. “O Ronald competiu na categoria E, para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Somente em torno de 1% entre os melhores é que ganham a medalha de ouro. O preparo dos meus alunos é feito durante as aulas, com a aplicação de questões de edições anteriores do concurso”, disse Jean Carlo.

Segundo a diretora Joelma da Hora Guimarães, Ronald é um aluno que possui grandes habilidades e sempre se destaca nas atividades escolares. “Essa é uma Olimpíada Internacional, que pela primeira vez escolas municipais de São Gonçalo tiveram a iniciativa e a oportunidade de participar. Essa medalha veio reforçar o comprometimento com uma educação de qualidade. Nossa escola desenvolve um trabalho de excelência junto aos alunos. O professor Jean foi o responsável por todo o processo e preparou, no dia a dia, nossos alunos do 6º ano para essa competição. Sinto-me honrada de estar à frente desta unidade escolar”, afirmou Joelma.

“Acredito que ao participar de olimpíadas como essa, a gente acaba descobrindo, entre os nossos jovens, talentos que estariam escondidos e que jamais seriam vistos se não tivéssemos participado. Além disso, a premiação motiva outros alunos a participarem e verificarem que é necessário estudar mais e que também é possível ser um medalhista dentro de uma escola pública, dentro de uma escola municipal”, ressaltou o professor Jean Carlo.


Autor: Selma Nogueira
Foto: Divulgação
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content