Início > Educação > Estudante da EJA dá lições de sabedoria

Estudante da EJA dá lições de sabedoria

Publicado em:  05/11/2018

Aos 78 anos de idade, dona Creuza de Oliveira Costa nos dá lições de sabedoria. Há três anos frequentando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município, ela fez questão de participar no último dia 30 das “Olimpíadas de Matemática A”, dedicada aos estudantes de 1º ao 4º ano e da EJA. O fato não passou em branco e trouxe até a nossa cidade, mais uma vez, a equipe da Record, liderada pelo repórter Tiago Américo.

A equipe chegou cedo à Escola Municipal Manna Junior, em Nova Cidade, nesta segunda-feira (5), onde dona Creuza estuda. Com toda sua simplicidade, ela contou parte de sua história para os jornalistas, professores e para os estudantes mais jovens, a quem chama carinhosamente de “Bonitos”. Devido a sua luta diária, pois sempre trabalhou em casa de família para criar os quatro filhos, dos quais três são professores, somente aos 75 anos ela conseguiu reunir forças, entrar para a escola e aprender a ler. Dona Creuza afirma que, a partir daí, tudo mudou em sua vida:

“Com a leitura, eu comecei a ser eu mesma, o estudo me deu mais segurança até para me locomover. Agora eu consigo ler os letreiros dos ônibus e sei para onde ir. Hoje eu tenho uma nova visão do mundo, antes eu não sabia nada”, conta.

Durante a reportagem, dona Creuza teve a oportunidade de conhecer o medalha de ouro, Ronald Nascimento de Figueiredo, de 11 anos, estudante do 6º ano da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Vista Alegre. Ronald foi premiado na Olimpíada Internacional de Matemática, a Canguru, onde conquistou a medalha de ouro.

“São histórias que se entrelaçam e comprovam também a dedicação dos professores da rede municipal. Temos profissionais comprometidos em melhorar a qualidade da educação no nosso município e essa dedicação motiva os estudantes, de todas as idades, na busca do conhecimento. Quero parabenizar a todos pelo belíssimo trabalho que desenvolvem”, ressalta o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo incentiva a participação de todas as escolas da rede em competições como as Olimpíadas de Matemática, através dos projetos “Caravana da Matemática” e “Loucos por Matemática”, desenvolvidos pela Subsecretaria de Ações Pedagógicas, através da Coordenação de Projetos. “A participação em avaliações externas, como Olimpíadas de Matemática, faz com que descubramos talentos, leva desafios aos nossos alunos e com isso estimula o gosto pela Matemática e, consequentemente, eleva o nível de nossos alunos”, explica o professor Jean Carlo, responsável pela execução dos projetos.

Segundo a professora Karla Porto, coordenadora da EJA no município, abrir as portas da escola para jovens e adultos que ainda não tiveram a oportunidade de sentar nos bancos escolares é muito importante. “O trabalho da EJA tem um papel transformador na vida das pessoas. Hoje, no nosso município, temos uma EJA viva, conectada com a vida dos nossos alunos. A educação é realmente transformadora”, afirma Karla.

Essa educação transformadora é que revela talentos como dona Creuza, uma pessoa simples que compartilha com todos nós uma grande lição: “Venho todos os dias à escola, com sol ou com chuva. Meus professores precisam de mim, eles preparam as aulas com todo carinho e eu tenho aprendido muito com o trabalho deles. É preciso ter força de vontade, fé em Deus e perseverar para alcançar nossos objetivos.”

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed