Início > Esporte e Lazer > Esporte e Lazer desenvolve projeto para pessoas com deficiência na Vila Olímpica

Publicado em:  01/09/2017

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), dentre vários projetos que incentiva e apoia, tem o atletismo social e inclusivo para pessoas com e sem deficiência como uma de suas bandeiras. As aulas acontecem segundas, quartas e sextas-feiras, na Vila Olímpica do Colubandê. Com apoio da Associação Maricaense das Pessoas com Deficiência (Amaped) – que tem núcleos em São Gonçalo, Niterói e também na Baixada Fluminense – a Vila Olímpica vira palco para estes atletas que, diariamente, superam seus obstáculos com o auxílio e dedicação do professor Glauber Pessoa. Em parceria também com a Força Jovem Universal (da Igreja Universal), os atletas com deficiência visual são guiados pelas parceiras de corrida.

Há pouco mais de um ano na Vila Olímpica e conquistando diversas medalhas, quatro atletas se preparam para disputar a 3ª etapa do Circuito Caixa de Atletismo e Natação, em São Paulo, nos dias 27 e 28 de outubro. Leonardo Alvarenga, de 19 anos, morador da Trindade e estudante do quarto período de Direito, é um deles. Com paralisia cerebral, ele já corre no atletismo há cinco anos e já tem em seu currículo diversas medalhas, entre elas, três ouros (100, 200 e 400 metros) que ganhou nos Jogos Universitários Paralímpicos, realizados entre 26 e 30 de julho, em São Paulo.

Para o subsecretário de Esporte e Lazer, Carlos Gallo, esses projetos motivam a secretaria a buscar sempre integrar estes jovens, muitas vezes com seus talentos adormecidos e desconhecidos.

“A nossa motivação é ver nestes jovens um potencial que nem eles imaginavam ter. Através do esporte temos um leque de opções para a vida deles e a inclusão é mais uma ferramenta para que eles mostrem para toda a sociedade do que são capazes”, disse Gallo.

Os jovens, com deficiência física ou não, que têm interesse em praticar o atletismo na Vila Olímpica do Colubandê podem procurar a Semel e buscar informações de como podem completar o “time” do professor Glauber. A Secretaria fica na Rua Uriscina Vargas, 36, Mutondo ( prédio Anexo da Prefeitura).

Foto: Girley Oliveira