Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Visando resgatar a autoestima de pacientes em tratamento contra o câncer, o Espaço Rosa realizou, na noite da última segunda-feira (13), mais uma ação na campanha de doação de cabelos. Desta vez, a atividade foi realizada na faculdade Universo, na Trindade. Ao todo, 50 mulheres cortaram o cabelo para doação.
“Seu cabelo tem mais força do que você imagina. Doe seu cabelo, ele pode mudar a vida de muitas pessoas com câncer. Temos que seguir em frente e a autoestima é uma arma poderosa no auxílio contra a doença, que afeta muito o lado psicológico das pessoas. A cada semana, recebemos novas pacientes, conhecemos novas histórias. Realizamos vários projetos voltados ao bem estar e à autoestima das pacientes em tratamento contra o câncer”, afirma Patrícia Silva, coordenadora do Espaço Rosa.
Estudante do 6º período de pedagogia, Andrea Mesquita, 38, não pensou duas vezes ao ser abordada para realizar a doação. “É uma causa nobre, eu tinha o cabelo imenso mas sei que ele será muito útil e irá trazer autoestima para outra pessoa que precisa mais que eu”, declara.
Desde o início do projeto, já foram registradas 600 doações. Em alguns casos, a paciente recebe a peruca feita com seu próprio cabelo, que também pode ser cortado no espaço. As perucas são distribuídas gratuitamente e seus valores podem ultrapassar R$1 mil.
Os cortes de cabelo foram realizados por diversos cabeleireiros voluntários, entre eles Sérgio de Manttos, conhecido como Serginho Tesoura de Ouro. Colecionador de dezenas de prêmios, já se apresentou em diversos programas de TV, entre eles o “Programa da Sabrina”. Já as perucas são confeccionadas através de uma parceria com a empresa Di Milesi hair, que recebem o material e entregam o produto final sem nenhum custo para a Prefeitura de São Gonçalo.
Quem pode participar da campanha – Homens, mulheres e crianças, e a doação mínima é de 10 cm de cabelo. A ideia é incentivar as pessoas a cortarem o cabelo para doá-lo a pacientes que passam por tratamento quimioterápico. O resgate da autoestima é o principal foco. O Espaço Rosa funciona em um prédio anexo ao Hospital Dr. Luiz Palmier, localizado na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, Zé Garoto.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados