Saúde e Defesa Civil
Novo PAM Coelho deve ser entregue à população em maio
03/05/2025
Com o objetivo de reinserir as pacientes oncológicas no mercado de trabalho, no último sábado (5), a Coordenação do Espaço Rosa promoveu uma ação social em parceria com a feira de artesanato Maria José, localizada na Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto). O evento contou com 20 mulheres do grupo “Unidas Pela Vida” vendendo seus produtos artesanais e a disponibilidade de diversos outros serviços para a população, como massoterapia, aferição de pressão e doação de cabelos.
A coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, explicou de onde surgiu a ideia da parceria e qual a importância. “Muitas pacientes que fazem o tratamento no Espaço Rosa acabam tendo dificuldades financeiras por não conseguirem trabalho, devido à quimioterapia, radioterapia e a cirurgia. Elas são liberadas pelo INSS e não conseguem uma vaga de emprego, acarretando dependerem da ajuda de pessoas próximas. Nós da unidade já temos um projeto de doação de cestas básicas, mas na maioria das vezes não é o suficiente, então, essa parceria tem o intuito de fazer com que elas tenham sua própria renda e consigam ter uma economia ao final do mês, além de promover a importância da prevenção contra o câncer de mama”, afirma.
Na programação houve a venda dos produtos feitos pelas pacientes, como comidas, objetos, acessórios e itens de decoração; além de agentes de saúde que realizaram a aferição de pressão e profissionais fazendo massoterapia. Assim como, brinquedos infantis para entreter as crianças.
O grande destaque do dia foi o corte de cabelos para confecção de perucas, com o cabeleireiro e parceiro da unidade, Serginho Tesoura de Ouro, onde 20 pessoas tiveram o desejo de participar do projeto de corte e doação para as pacientes em tratamento com a quimioterapia, como é o caso do Dannylo Cardoso, de 17 anos. O morador de Niterói foi até a feira prestigiar o trabalho de sua avó, Beatriz Della Martins, que é paciente do Espaço Rosa e membro do grupo Unidas Pela Vida. Ao chegar no local, sentiu-se tocado com a ação e as histórias presentes, então decidiu doar 35cm do seu cabelo.
“Desde novo eu deixei meu cabelo crescer por gostar muito de rock e querer ter o mesmo estilo dos cantores. Minha mãe sempre quis que eu cortasse, porque dizia que tapava meu rosto, mas nunca quis. Até que no sábado, quando fomos na feira para dar um apoio a minha avó que há mais de dois anos teve câncer, vi todo o trabalho realizado para apoiar as mulheres que já tiveram essa doença e me senti muito tocado pela situação. Minha mãe e eu acompanhamos de perto o tratamento da minha avó e sabemos o quanto ela ficou triste ao cair seus cabelos. Então, no meio do evento falei com minha mãe que gostaria de cortar o cabelo e doar a aqueles que precisam, pois cabelo depois cresce mesmo. Ela e minha avó ficaram muito emocionadas com essa decisão. Fiz esse ato em homenagem a minha avó e fico feliz em saber que poderei ajudar na autoestima de alguma mulher que esteja em tratamento”, declara Dannylo.
A parceria ocorrerá todos os sábados do mês, das 8h às 12h. Quem quiser participar comprando algum dos produtos, basta comparecer no local e horário indicados para juntos apoiarem a causa.
Autor: Raquel Muniz
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados