Início > Uncategorized > Espaço Rosa possibilita aplicação de Mega Hair nas pacientes

Espaço Rosa possibilita aplicação de Mega Hair nas pacientes

Compartilhe isso:


Publicado em:  24/04/2019

Com o objetivo de resgatar a autoestima de pacientes em tratamento contra o câncer, o Espaço Rosa realizou parceria com um salão do município de São Gonçalo para proporcionar as pacientes do programa a oportunidade de terem seus cabelos naturais. A proposta é não utilizar apenas as perucas, mas o mega hair, que é um alongamento de cabelo, mais conhecido como “aplique”.

Em São Gonçalo, o Espaço Rosa, unidade destinada à saúde da mulher, já diagnosticou 400 casos de câncer de mama. Em média, 15 pessoas recebem o diagnóstico semanalmente após o resultado da biópsia. Por isso, a unidade vem realizando ações de solidariedade e apoio psicológico para centenas de portadores da doença, residentes do município de São Gonçalo ou não.

Assim, a coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, teve a ideia de criar uma forma gratuita de fazer as pacientes se sentirem mais felizes e bonitas. O método de mega hair é de grande popularidade no grupo feminino e uma alternativa para as pacientes que precisam passar pelo processo de quimioterapia e perda de cabelo. Ela afirma que a atividade passa a ser uma forma de mostrar que a vida não para por causa do câncer.

“Temos que seguir em frente e a autoestima é uma poderosa arma de auxílio na batalha contra a doença, que afeta muito o psicológico das pessoas. A iniciativa surgiu quando percebi, após a quimioterapia e com o cabelo crescendo das pacientes, que a peruca já não tinha tanta utilidade, elas precisavam de algo a mais. Conversei com a cabeleireira Ana Paula, que tinha se proposto em fazer perucas, se ao invés das perucas elas poderiam colocar o mega hair. Logo, nós damos os cabelos que recebemos de doação e ela dá a mão de obra”, declara.

A parceria se iniciou há poucos meses e já alegrou 15 pacientes do Espaço Rosa. Uma delas é a comerciante de 45 anos, Denize Costa, que teve seu diagnóstico após realizar os exames em uma campanha em comemoração ao mês da mulher. “Fui participar de um evento do projeto e realizei os exames de mamografia, ultrassonografia transvaginal e de mamas, quando descobri o meu nódulo. Após o resultado, levei os exames para o Dr. Marcelo do Espaço Rosa e ele me passou uma medicação para três meses dizendo que, por ser um nódulo pequeno, sumiria. Três meses depois refiz os exames, o nódulo havia aumentado, foi quando o médico me encaminhou para fazer a biópsia e para a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Nesse processo perdi meu marido, o que dificultou mais ainda essa luta. Perdi meus cabelos e meus seios. Olhava para o espelho e via outra pessoa, sentia-me feia. Foi quando a Patrícia iniciou esse projeto do mega hair. É um luta diária, mas só em olhar para o espelho e ver meu cabelo de volta, tem me ajudado muito. Tenho fé que vou conseguir conquistar tudo que perdi, não por bens materiais, mas para provar para mim mesma que não será um câncer que vai me vencer”, relata.

A cabeleireira participante do projeto explica como é feito o trabalho e a importância do mesmo para vida de cada uma. “É um trabalho muito demorado, pois antes delas colocarem o mega, tem que esperar crescer quatro dedos de cabelo. Depois pegar um cabelo parecido para se tornar mais natural. Cansativo tanto para mim quanto para elas, pois vai colocando as mexas uma por uma. Porém, é muito mais que um aprendizado. É uma alegria e uma melhora de autoestima. Cada cabelo colocado é uma lágrima que cai de emoção delas”, afirma Ana Paula Mendes, cabeleireira e proprietária do Salão Paula Mendes.

A paciente Denize ainda aceitou uma proposta de fazer um curso para ajudar a cabeleireira a colocar nas pacientes o “mega” em vista do grande tempo e trabalho que leva. Além de ganhar uma renda extra, após toda a dificuldade que passara nesses últimos meses. “Eu só tenho que agradecer esse novo projeto, pois nós vítimas dessa doença precisamos de algo que nos incentive e nos dê autoestima. Poder participar dessa oportunidade e ajudar outras como eu é mais do que gratificante”, reitera.

Pode participar desse projeto qualquer mulher que esteja passando pelo estágio de quimioterapia. Basta ser paciente do Espaço Rosa e entrar em contato com a coordenadora do projeto, que a mesma marcará um dia no salão para realizar a aplicação do mega hair. O Espaço Rosa fica em anexo ao Hospital Luiz Palmier, na Praça Estephânia de Carvalho, s/n- Zé Garoto.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content