Início > Saúde > Espaço Rosa faz ação pelo Novembro Azul

Espaço Rosa faz ação pelo Novembro Azul

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/11/2023

Serão oferecidos atendimentos e orientações sobre câncer de próstata

Provando que o Espaço Rosa não cuida só das mulheres, o local fará uma atividade da Campanha Novembro Azul – de prevenção do câncer de próstata – na próxima sexta-feira (17), às 9h. Serão oferecidos serviços extras e palestra.

O exame de sangue PSA (que pode detectar alteração na próstata) estará disponível sem agendamento com cem senhas. Para fazer o exame, o paciente precisa estar dois dias sem ter relação sexual e precisa levar a xerox dos documentos.

Voluntários do Projeto Somar vão oferecer serviços de podologia, manicure, pedicure, barbeiro e designer de sobrancelhas. Equipes de enfermagem estarão disponíveis para tirar dúvidas dos pacientes sobre o câncer de próstata.

E, para fechar a programação, o paciente oncológico Jacimir Carvalho, do Grupo Unidos pela Vida, falará sobre a importância dos exames de prevenção. Ele foi diagnosticado através do exame de PSA, em 2021, durante mutirão da Saúde do Homem e já passou por quimioterapia e radioterapia.

“A programação serve para lembrar que o Espaço Rosa não atende só as mulheres, mas os homens também. Todos têm que fazer seus exames de prevenção. E para os homens, a unidade oferece ultrassonografias de mama, trato urinário e próstata”, descreveu Munique Menezes, diretora do Espaço Rosa.

Regulação – Os exames são realizados através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Para dar entrada na fila da Central de Regulação para a realização dos exames, os pacientes podem procurar qualquer unidade de saúde mais próxima de sua residência com o pedido médico do SUS, comprovante de residência de, no máximo, três meses; cartão do SUS, identidade e CPF. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço.

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content