Início > Uncategorized > Espaço Rosa consolida prestação de serviços e é referência em São Gonçalo

Espaço Rosa consolida prestação de serviços e é referência em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  03/02/2023

Unidade de saúde atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama

 O Dia Nacional da Mamografia é lembrado no próximo dia 5 de fevereiro. O exame é essencial para identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas. O Espaço Rosa, no Zé Garoto, é uma das unidades de saúde de São Gonçalo que oferece o exame de imagem, que é realizado em, no máximo, um mês após o pedido médico. No ano passado, a fila foi zerada e o total de exames realizados foi de 8.014. 

     A unidade oferece 900 exames por mês e tem capacidade para realizar, com o novo mamógrafo digital, 10.800 por ano. No entanto, nem todos os exames marcados são realizados, porque os pacientes não comparecem. Só no ano passado, 2.786 exames marcados não foram realizados. Outro problema enfrentado pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo é a dificuldade de comunicação com contatos telefônicos inexistentes ou que as pessoas não atendem. 

     “Em 2022, a gente conseguiu zerar a fila da mamografia. Em muitos casos, a Regulação não consegue entrar em contato e a pessoa acaba ficando mais tempo na fila. Pedimos que os gonçalenses atualizem os seus cadastros em qualquer unidade de saúde. Outro pedido é que não faltem às marcações, pois pode prejudicar a própria paciente, já que vai levar mais tempo para reagendar o exame e prejudica muito o andamento da clínica”, disse a coordenadora do espaço, Marcela Brasil.

     O Espaço Rosa é o local onde os gonçalenses têm acesso a serviços, consultas e exames, principalmente para a prevenção, diagnóstico e acompanhamento do câncer de mama e do colo do útero. Além da mamografia, a unidade realiza vários tipos de ultrassonografia, doppler colorido de membros superiores e inferiores, doppler colorido de carótidas e vertebrais, ecocardiograma, colposcopia (exame ginecológico para avaliar o colo do útero e os tecidos da vagina), core biópsia e preventivo. 

     As especialidades médicas da unidade são mastologia e ginecologia. E os pacientes em tratamento contra o câncer também têm acompanhamento multiprofissional com psicólogo, nutricionista, assistente social e equipe de enfermagem. “Em 2022, incluímos os exames de doppler e ecocardiograma e houve aumento de vagas para realização de preventivo. Para este ano, queremos aumentar a oferta de core biópsia”, enumerou Marcela Brasil.

     Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os agendamentos do mastologista, preventivo, core biópsia de mama guiada por ultrassonografia – que facilita muito o diagnóstico precoce do câncer de mama; colposcopia, assistente social, psicólogo e nutricionista são marcados direto no Espaço Rosa. Não há fila de espera, mas os gonçalenses precisam ter a solicitação médica para a marcação dos exames e encaminhamento para o mastologista. 

Marcações – As consultas que não são agendadas na unidade de saúde são marcadas através da Central de Regulação da Secretaria. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

     É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

      Para marcar exames e consultas – tanto aqueles que são direto na unidade quanto os que são marcados pela Central de Regulação – é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado em nome da própria pessoa de, no máximo, três meses. Caso seja em nome de terceiros, a pessoa deve fazer uma declaração informando que o paciente reside no endereço dela e anexar cópia da identidade. 

     O Espaço Rosa funciona na Rua Francisco Portela, 2.744 – Zé Garoto. Mais informações através do telefone: (21) 2605-6609 ou whatsapp (21) 99461-9389, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Pelo aplicativo de mensagens, os pacientes podem conferir os serviços oferecidos, obter informação da inserção em filas para atendimentos, confirmações de consultas, pendência de documentos e esclarecimentos de dúvidas em relação a agendamento. É importante ressaltar que não são realizados agendamentos de consultas e exames. 

Crescimento – O crescimento do Espaço Rosa é nítido – tanto no número de consultas realizadas quanto de exames. No primeiro ano do governo do Capitão Nelson (2021), foram prestadas 10.423 consultas. Em 2022 foram 17.438. Em relação aos exames foram 7.602 em 2021 e 24.566 em 2022, mais que o triplo. 

     Atualmente, a unidade tem capacidade para realizar 1.120 ultrassonografias, 384 doppler, 40 core biópsias, 40 colposcopias, 320 preventivos, 104 ecocardiograma, além da marcação de 800 consultas ao ginecologista e outras 480 ao mastologista por mês. Não há limite de consultas para assistência social, psicologia e nutricionista.      

Homens – O espaço ajuda as mulheres, mas os homens também são acometidos pelo câncer de mama e podem procurar o espaço. No local, eles passam por consulta com mastologista em caso de nodulação ou qualquer complicação na mama, fazem mamografia e também têm acesso a ultrassom de próstata, de abdômen total e vias urinárias.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content