Início > Assistência Social > Espaço Azul, voltado para pessoas com autismo, completa dois anos

Espaço Azul, voltado para pessoas com autismo, completa dois anos

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/04/2024

Equipamento de São Gonçalo garante inclusão e respeito nos atendimentos

No Abril Azul, mês de Conscientização sobre Autismo, um importante equipamento da cidade de São Gonçalo que atua na inclusão e no respeito à pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) – dedicado ao atendimento e prestação de serviços – completa dois anos neste domingo (7). 

Administrado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência e da Coordenação Municipal de Acessibilidade e Inclusão (Comai), desde sua criação, o Espaço Azul já auxiliou na emissão de mais de 1.400 carteirinhas da pessoa autista e da pessoa com síndrome de down. O documento contém informações importantes para garantir os cuidados e o atendimento adequado sempre que necessário. 

“O Espaço Azul é um espaço de acolhimento e de orientação para as mães atípicas ou pessoas que recebem o diagnóstico após investigação. A principal função do equipamento é servir de ponto de partida e apoio para as famílias, através desse acolhimento humanizado, que é o nosso dever e a nossa função”, disse a subsecretária Ana Paula Teixeira.

São oferecidos no Espaço Azul os serviços de acolhimento para as famílias e a pessoa com TEA e Síndrome de Down; orientações sobre emissão de segunda via de documentos, passe livre, cartão de estacionamento e benefícios sociais; agenda de palestras e roda de conversa; e divulgação e promoção de eventos especiais e exclusivos para pessoas com TEA e síndrome de Down. 

Além de ser um ambiente acolhedor para as crianças e adolescentes, e seus responsáveis, o Espaço Azul também ampara adultos que são diagnosticados com autismo. Ao chegar na unidade, uma psicóloga auxilia no primeiro atendimento. 

No equipamento também é possível fazer o cadastro e a emissão da Carteira Municipal Simplificada para pessoas com TEA e síndrome de Down. 

Para solicitar a carteirinha é necessário apresentar: laudo médico comprovando a condição, incluindo o código CID; comprovante do tipo sanguíneo;  RG ou certidão de nascimento; foto recente mostrando a área do rosto; e comprovante de residência atual. O responsável legal também deve apresentar o documento de identidade com foto e documento que comprove o vínculo legal ou de representação. 

Aqueles que não podem comparecer até o Espaço Azul também podem solicitar as carteirinhas da pessoa autista e da pessoa com síndrome de down através do aplicativo Colab. 

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content