Início > Educação > Escolas municipais participam do torneio ‘Craque do Amanhã’

Escolas municipais participam do torneio ‘Craque do Amanhã’

Publicado em:  01/06/2023

Competição tem o objetivo de estimular a prática esportiva e tornar a escola mais atrativa para os alunos

Continuando a parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo com o projeto “Craque do Amanhã”, na quarta-feira (31), aconteceu mais um torneio de futebol entre as escolas municipais. Desta vez, as contempladas foram as unidades João Cabral de Mello Neto e Darcy Ribeiro, que trouxeram seus melhores jogadores para a competição. O campeonato acontece uma vez ao mês.

Sempre com o intuito de estimular a prática esportiva e tornar a escola mais atrativa para os alunos, o projeto está fazendo sucesso entre os jovens. Na Escola João Cabral de Mello Neto, antes de escolherem os jogadores que iriam participar, os alunos passaram por um criterioso campeonato interno, escolhendo o time que mais pontuou para representar a escola.

“Eu não sabia que ia ter o campeonato lá na escola, mas o meu time me inscreveu e fomos jogando. Quando vi, estávamos ganhando os jogos e vencemos a final. Na minha escola, o pessoal é apaixonado por jogar bola, eu também amo futebol. Hoje eu fiz três gols e fiquei muito feliz em ajudar o time e em sair da escola para jogar em outro lugar, com novos adversários, está sendo maravilhoso”, disse o aluno Kevin Barbosa, de 13 anos.

A ideia surgiu da percepção da Secretaria de que, nesta faixa etária, a evasão escolar acontece com mais frequência. Pensando nisso, a coordenação trouxe uma linguagem universal que une todos os brasileiros: o futebol. Além disso, a prática esportiva pode revelar talentos, melhorar a autoestima e trazer disciplina e espírito de equipe.

“O intuito aqui é a participação dos alunos, despertar neles aquele prazer de chegar na escola, se preparar, pegar o ônibus para jogar em outra escola. Tem alguns alunos que estão tendo a primeira experiência de jogar fora da sua escola de origem e isso causa um encantamento. Faz com que eles conheçam novos professores, façam novos amigos e criem mais confiança neles mesmos. Mas o principal é manter o interesse desses alunos no ambiente escolar”, disse um dos coordenadores do projeto, Thiago Mangia.

Foto: Fabio Guimarães