Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
O Dia da Bandeira Nacional foi comemorado em cerimônia realizada pela Câmara Municipal de São Gonçalo, nesta terça-feira (19), com execução do Hino Nacional e o Hino da Bandeira. O evento contou com participação da Orquestra Municipal de São Gonçalo e de alunos das escolas municipais São Miguel e Padre Cipriano Douma.
O principal objetivo do evento foi de enaltecer o civismo e cultuar os símbolos nacionais, os valores e as tradições, para que os alunos coloquem em prática o amor à pátria. Também participaram da solenidade militares da 2ª Circunscrição do Serviço Militar do Forte de Gragoatá e integrantes da Guarda Municipal, através da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
“O hasteamento da Bandeira Nacional é uma solenidade feita todos os anos pontualmente ao meio-dia. É um protocolo estabelecido pelas forças armadas queimar as bandeiras que estão inutilizadas por ficarem no pátio durante todo o ano, pois jogá-las no lixo seria um desrespeito à pátria. Logo depois, coloca-se a nova bandeira e os militares prestam continência ao símbolo hasteado”, explicou o 2º sargento Ricardo Oliveira Silva.
Diney Marins, presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, agradeceu a todos os presentes e destacou a importância do evento. “É um momento único e ímpar a realização do hasteamento da Bandeira Nacional, que traz para cada um de nós o amor à pátria, com disciplina e hierarquia, que são por demais valiosos para o crescimento de um país”, declarou o vereador e também presidente da Câmara.
“É um momento solene que estamos realizando com o hasteamento da Bandeira Nacional. Ter nossos alunos participando deste ato cívico de certa forma estimula na formação de cada um deles o amor aos símbolos nacionais e o amor à pátria”, afirmou Gisele Herdy Dutra, subsecretária de Ações Pedagógicas.
Estiveram presentes ao evento o vereador Professor Paulo; Fernando Peres, subsecretário de Planejamento Educacional; e Marco Rodrigues, diretor geral da Câmara Municipal.
História
A atual bandeira brasileira foi criada por um decreto no dia 19 de novembro de 1889, concebida por Raimundo Teixeira Mendes, e sua criação foi uma consequência direta da Proclamação da República, realizada cinco dias antes. A bandeira é um dos símbolos máximos de uma nação, aquele que mais fica em evidência, que representa efetivamente o país. As constelações que estão na bandeira correspondem ao aspecto do céu da cidade do Rio de Janeiro, às 20h30m, no dia da Proclamação da República, 15 de novembro de 1889.
Autor: Ascom
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semed
Notícias relacionadas
Mais Acessados