Início > Educação > Escola recebe visita pastoral em Santa Isabel

Escola recebe visita pastoral em Santa Isabel

Publicado em:  12/07/2019

A Escola Municipal Marcus Vinicius Cruz de Mello Moraes, localizada em Santa Isabel, recebeu na manhã desta sexta-feira (12), a visita do Arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco. Foi uma manhã especial, principalmente para as crianças que tiveram a oportunidade de fazer perguntas e conhecer um pouco mais da história de vida de Dom José e do seu trabalho na Arquidiocese.

“A visita pastoral é uma oportunidade que o bispo tem como pastor da Diocese de estar mais próximo do rebanho e, dessa forma, ir ao encontro das pessoas fazendo as celebrações e as reflexões, avaliando a caminhada da paróquia e assim trazendo o ânimo, a força e a esperança que vem de Jesus com o pastor e, acima de tudo, confirmando a comunidade na fé. Por isso também a visita na escola, no asilo ou a uma pessoa enferma que não pode mais participar da igreja. Esse ir ao encontro das pessoas é o que o Papa Francisco tanto ensina, para promovermos a cultura do encontro levando a mensagem de Jesus, mensagem de esperança, de amor e de paz que tanto necessitamos no mundo de hoje. Espero que a minha presença nessa visita pastoral seja a presença de Jesus com pastor junto às pessoas”, afirmou Dom José Francisco.

O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, agradeceu em nome do prefeito José Luiz Nanci a presença de Dom José na escola, tornando a manhã tão especial para todos os participantes.

“Como diz o Evangelho de hoje, Jesus enviou seus discípulos como ovelhas no meio de lobos, e assim nós podemos ver nossas crianças como ovelhas em meio aos lobos da sociedade, e somente o Espírito Santo, através dos nossos sacerdotes, através da família, é que pode realmente orientar essas crianças, tão pequenininhas, para que sigam no caminho do bem”, ressaltou o secretário.

Entre as perguntas feitas a Dom José, uma se destacou, pois remeteu à sua infância. “É uma alegria estar com vocês e poder trazer uma mensagem de esperança, de carinho e do amor de Jesus para com todos. Foram feitas aquelas perguntas sobre a minha vida. Então a primeira pergunta foi qual era o grande sonho meu de criança, porque todos nós temos sonhos e é importante que tenhamos sonhos. Se não tivermos sonhos, nossa vida fica sem sentido. Desde pequeno eu desejo ser padre, vendo o exemplo de um padre da minha terra. Depois que eu fui ordenado sacerdote, uma professora encontrou uma redação que eu fiz quando estava no 4º ano da escola, eu tinha 9 anos e perguntava na redação qual era o projeto que eu tinha na vida. E eu coloquei: eu quero ser um padre celebrador de missas. A professora me deu essa redação de presente, mostrando que esse era o meu sonho de criança e com a graça de Deus eu consegui realizar”, contou a Arcebispo.

Dom José Francisco estava acompanhado do Padre Humberto, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, e do seminarista Gustavo, que foi aluno da escola. O Padre Humberto falou também sobre a visita do Arcebispo. “Nesses dias nós estamos tendo a presença do nosso arcebispo Dom José Francisco fazendo a visita pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Isabel, e temos o objetivo muito claro primeiro que é a visita do pastor que vem ao encontro das ovelhas para escutar as alegrias e as aflições, curar as ovelhas doentes, mas também dar esse incentivo; por isso também é muito importante a presença do bispo em nossos colégios com as nossas crianças, que são o futuro, o nosso amanhã, levando essa palavra de paz e esperança, essa palavra que nos impulsiona a viver um mundo novo. E hoje o Arcebispo Dom José vindo ao Colégio Vinícius de Moraes, trazendo essa palavra de bênção, de esperança para nossas crianças e também aos professores para que não desanimem nessa tarefa tão árdua que é a educação. Queremos que essa visita traga muitos frutos para esse colégio, para os professores e também para os nossos alunos”, disse o padre.

Nailine Ribeiro, diretora da unidade escolar também agradeceu a visita de todos. “É um motivo de honra e alegria saber que a nossa escola é vista com bons olhos, é querida e foi escolhida para receber essa palavra de amor que, com certeza, se estendeu para todos os nossos alunos, familiares, funcionários e também o nosso município”, afirmou Nailine.

Ao final do evento, o secretário Marcelo Azeredo fez um pedido ao bispo:

“Nós agradecemos a presença e pedimos uma bênção não só para a Escola Vinícius de Moraes, mas para toda a Rede Pública Municipal de Ensino, para todos os nossos alunos, professores e funcionários. Que Deus e Nossa Senhora possam estar cobrindo cada um de nós e o Espírito Santo possa nos dar sempre sabedoria e discernimento para conduzir a Educação no nosso município.”

Autor: Selma Nogueira