Início > Educação > Escola municipal retoma projeto Novos Leitores

Escola municipal retoma projeto Novos Leitores

Publicado em:  13/03/2023

Atividades são realizadas em unidade de ensino no Barro Vermelho

Estimulando a leitura, a escrita e a interpretação de texto, o projeto Novos Leitores retomou, nesta segunda-feira (13), suas atividades na Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Vermelho. Os alunos de terceiro ao quinto anos já começaram com o livro “Bento Vento, Bia Ventania”, da autora Dani Fritzen, que dá asas à imaginação, mostrando que, com a literatura, é possível viajar sem sair do lugar.

A ideia do projeto voluntário é promover o desenvolvimento do vocabulário, o prazer da leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo do aluno, possibilitando a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação, além de produções escritas, orais e de outras linguagens, proporcionando um horizonte mais amplo para o aluno, formando uma visão mais crítica.

“Este ano nós estamos avançando na dificuldade de interpretação dos livros, já que eles já estão se aprofundando mais nas questões. Nós analisamos todo o livro, mostrando que tudo que está ali tem um porquê, foi pensado. Na parte da manhã, três alunos já me contaram que escreveram livros, ainda não editados, e eu pedi que eles trouxessem para a gente olhar. Isso já é um avanço e já mostra que o projeto está dando frutos. Além de ler, o nosso objetivo é ajudar a desenvolver a capacidade de pensar e esse exemplo mostra que estamos conseguindo”, contou o idealizador do projeto Renato Barbosa.

Empolgada com o início do projeto, a aluna Ana Beatryz Rosa, de 8 anos, adora ler. Segundo ela, sua mãe sempre teve o hábito de ler histórias de princesas e até poemas para ela.

“Eu estou entrando agora no projeto e já estou gostando muito. Quando eu chegar em casa, vou fazer a pesquisa que o professor pediu para trazer na próxima semana. Eu amo ler, lá em casa tem dois livros que eu sempre leio em voz alta para treinar. Os estilos que eu mais gosto são de contos de fadas e de aventura. Eu gosto muito de desenhar, ler e pintar”, disse a aluna.

Foto: Luiz Carvalho