Início > Educação > Escola Municipal Raul Veiga comemora 80 anos

Escola Municipal Raul Veiga comemora 80 anos

Publicado em:  20/10/2017

“A escola que queremos depende do que fazemos”. Essa frase resume a filosofia da Escola Municipal Raul Veiga, localizada no bairro de mesmo nome, que festejou nesta sexta-feira 80 anos de existência. As comemorações começaram cedo, com estudantes, professores, funcionários, pais e responsáveis. Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, formada pelos subsecretários Rejane Adriano, de Ações Pedagógicas, Silvana Figueiredo, de Infraestrutura, e Athayde Braga, de Recursos Humanos, além da coordenadora geral do Pedagógico, Jane Rigues, esteve na escola representando o secretário José Augusto Nunes e parabenizando a unidade pelo trabalho realizado.

A programação incluiu exposições de fotos das atividades dos estudantes e apresentações sobre a história do colégio. Logo na abertura, a diretora Michelli Rocha Gripp Gonçalves falou sobre a missão da escola.

“Ao longo dessa trajetória, a Escola Municipal Raul Veiga tem despertado talentos, resgatado valores, semeado desejos e contribuído para a formação de cidadãos capazes de transformar sua própria história. Acreditando nessa transformação é que a equipe diretiva, professores e funcionários se empenham todos os dias para oferecer o melhor aos nossos alunos, buscando sempre orientá-los sobre os mais prósperos caminhos. Acreditamos que a educação forma, transforma, renova. Acreditamos na capacidade dos nossos alunos em transformar sua realidade. Acreditamos que essa renovação pode e irá nos trazer um mundo melhor”, afirmou a diretora.

A subsecretária de Infraestrutura, Silvana Figueiredo, ressaltou a importância do período escolar na vida dos estudantes e de sua família.

“Eu gostaria de falar agora para os pais e os nossos alunos. Na nossa memória afetiva, o que fica registrado são os nossos momentos em família e os nossos momentos na escola, tanto alunos como pais de alunos. A gente carrega essa história para a vida inteira. Então é uma memória afetiva que a gente leva. O que eu quero dizer é que vocês vão carregar com vocês a história do Raul Veiga, seja como pais, seja como alunos. Quero abraçar cada um de vocês e dizer que essa festa está linda, principalmente pela presença de todos vocês, pais, alunos e comunidade”, disse Silvana.

A festa se transformou numa grande confraternização com muitas palmas para professores, dirigentes e funcionários, desde a portaria até a direção. Empenhados em mostrar o seu melhor, um grupo de alunos fez uma bonita apresentação contando a história de vida de Raul Veiga e terminou com a música “Plunct, plact, zum”, de Raul Seixas.

Ex-aluna do Raul Veiga, a coordenadora Jane Rigues contou algumas passagens de sua vida escolar, arrancando aplausos de alunos, professores e pais de alunos. Jane disse que são muitas as histórias e fez questão de ressaltar a dedicação dos professores. “Eles cuidavam da gente, zelavam pelo nosso bem-estar”, disse emocionada.

Estudante do 5º ano, Isabela Campos de Oliveira encantou a todos com a música “Valeu Amigo”. Foi um momento de emoção exaltando a importância da amizade em todos os sentidos, não só entre os colegas de sala, mas com o colégio de maneira geral.

Para encerrar a programação festiva, a diretora Michelli Rocha agradeceu a presença da equipe da Secretaria de Educação e a participação de todos os funcionários contribuindo para o sucesso do evento.

A história da escola

A Escola Municipal Raul Veiga foi oficialmente criada em 1º de julho de 1937 pelo prefeito Manoel Gonçalves Amarante e recebeu este nome em homenagem ao engenheiro e político Raul de Moraes Veiga, natural de Trajano de Moraes, autor de diversas obras no Estado do Rio. A escola começou numa pequena casa na Estrada do Anaia. Mas logo foi transferida para a Estrada do Raul Veiga. Na década de 50, a sede passou para a Rua Joaquim Pereira de Almeida, onde encontra-se até os dias de hoje. Atualmente, a escola conta com 615 alunos, do 1º ao 9º ano, incluindo turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed