Início > Educação > Escola municipal inova na alfabetização de alunos

Escola municipal inova na alfabetização de alunos

Publicado em:  08/03/2023

Bonecos de lã irão ajudar na concentração das crianças

Uma nave espacial invadiu, nesta quarta-feira (8), as salas de aula do primeiro ano na Escola Municipal Alberto Torres, no Colubandê. Dela, saíram os Monstrinhos do Silêncio, bonecos feitos de lã que precisam de cuidado, silêncio e concentração e que acompanharão os alunos durante todo o ano, ajudando nas tarefas pedagógicas. A primeira missão já começa agora, auxiliando os alunos a fazerem a primeira leitura em casa.

Esta foi uma maneira lúdica e divertida que as professoras Andreza Barros, Adelina Quintanilha e Rafaela Rocha encontraram para manter os alunos concentrados durante um processo delicado: a alfabetização. Segundo ela, além disso, os monstrinhos também têm a função de começar a despertar na criança o sentimento de responsabilidade.

“Eu uso a tática do Monstrinho do Silêncio desde 2019 porque percebi que, principalmente na hora da cópia do quadro, os alunos se dispersavam muito, o que atrapalhava a dinâmica da aula. A atividade lúdica é muito importante nesta fase, porque eles acreditam na história de que os monstrinhos precisam de silêncio para poder crescer e entram tanto no mundo da imaginação – que é tão presente nesta idade-  que conseguem se concentrar melhor. Os monstrinhos ajudam em todo o processo de alfabetização”, disse Andreza.

Cada uma com o seu mascote, as crianças puderam escolher um nome para ele, que foi escrito por elas e colado no potinho feito para proteger o novo companheiro. A partir de então, elas ficam responsáveis pelo bem-estar e cuidado, podendo levar para casa para ajudar nas lições.

Foto: Luiz Carvalho