Início > Educação > Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade inova na volta às aulas

Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade inova na volta às aulas

Publicado em:  02/08/2019

A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, localizada no bairro Porto do Rosa, realizou um trabalho inovador, mobilizando professores e funcionários, nessa volta do recesso escolar. A unidade atende a 525 estudantes, divididos entre a Educação Infantil e o 1º segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). O Projeto “Troca Troca de Professores” proporcionou o rodízio de professores pelas salas de aula. Dessa forma, durante toda a semana de 29/07 a 02/08, os alunos não sabiam qual professor entraria em sua sala e nem a atividade que seria desenvolvida. “Foi uma experiência única tanto para alunos quanto para os professores, que passaram por todas as turmas desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental”, garantiu a diretora Ana Cristina Merlim.

O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, fez questão de parabenizar a equipe pela iniciativa e empenho em prol da educação.

“É muito importante que ações positivas como esta sejam difundidas em toda rede. Os professores cumpriram o desafio, inovaram, se superaram e tornaram a semana dos alunos mais criativa, promovendo um ambiente escolar capaz de cativar a todos. Nossa meta é a educação de qualidade e temos certeza que iniciativas como essa só enriquecem ainda mais a educação do município. Portanto, parabéns a toda equipe diretiva, professores e funcionários da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade”, afirmou Marcelo.

O projeto surgiu a partir das reflexões realizadas no curso de formação continuada “Saberes e Fazeres”, promovido em parceria com a UFF. “A equipe da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade resolveu receber os alunos na volta do recesso de uma forma diferenciada. Sabemos que cada vez mais professores e gestores se preocupam com a autoestima e o comportamento dos alunos diante das ações escolares. Dessa forma pensamos na escola como um espaço prazeroso, que busque o aluno na sua essência, para que tenham o prazer em permanecer na escola e participar de todas as propostas didáticas apresentadas. A ideia é motivar alunos e professores para que saiam da chamada zona de conforto”, explica a diretora.

Durante toda a semana foram oferecidas atividades de contação de história, oficina de slime, dramatização, receita de massinha caseira, desenho e pintura com guache, bingo matemático e de leitura, além de jogos variados em todas as turmas. O trabalho encantou professores como Luanna Oliveira, que atua com o 4º ano. “O projeto realizado nesta semana no Drummond fez com que a minha prática pedagógica fosse desafiada, renovada, revista. Participar de um sorteio para saber qual turma estaria em cada dia da semana foi algo que causou ansiedade e empolgação. Para mim, foi gratificante ter acesso à realidade de cada turma e pensar em inúmeras possibilidades de promover uma mudança significativa. Afinal, somos professores, independente da turma que lecionamos devemos fazer o nosso melhor. Obrigada Drummond, pois esta semana foi maravilhosa tanto para os alunos como para nós, professores”, ressaltou Luanna.

A professora Maria da Conceição Araujo, que trabalha com o 5º ano, concorda com Luanna: “Eu achei o Projeto Troca Troca de Professores muito interessante e desafiador, pois descentraliza nossas práticas e nos tira da zona de conforto. Ele nos aguça a novas práticas e dinâmicas na docência. Quando mudamos, descobrimos novas possibilidades de interação. Foi muito válido, pois deu uma sacudida em minha prática docente”.

Na opinião da diretora, o resultado não poderia ser melhor. “Vi esta semana, durante a realização do projeto, uma escola viva e movimentada, com professores e funcionários empenhados em proporcionar para nossos alunos experiências que realmente ficarão na memória deles. Percebi o crescimento de nossa equipe docente mediante o desafio de experimentar uma turma na qual diziam não se identificar ou não ter experiência. Foi uma grande explosão de criatividade e muita competência”, concluiu Ana Cristina Merlim.

Autor: Selma Nogueira