Início > Educação > Escola Municipal Alfredo de Freitas Dias Gomes recebe o Educação Conectada

Escola Municipal Alfredo de Freitas Dias Gomes recebe o Educação Conectada

Publicado em:  28/03/2019

Nesta terça-feira (26), a Escola Municipal Alfredo de Freitas Dias Gomes, localizada no bairro Arrastão, foi a primeira unidade escolar de São Gonçalo escolhida para receber o Educação Conectada do Ministério da Educação, com instalação de antena e equipamentos para distribuir o sinal de internet na unidade. A escola atende 374 alunos da Educação Infantil até o 5° ano, com idade de 3 até 14 anos, que irão utilizar esta tecnologia para fazer pesquisas escolares, como também os professores, gestores e direção, que usarão este recurso para preparar as aulas, participar de ações de formação, conhecer políticas educacionais, compreender sobre o uso da tecnologia e inovação para fins pedagógicos.

Para Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo,”disponibilizar uma internet de qualidade nas escolas do município é uma grande conquista para toda a comunidade escolar, tenho pautado minha gestão em trazer mais qualidade para toda a rede de educação e este projeto, em sua plataforma, permite a quem for usar o serviço um grande leque de sites com informações importantes na área de educação, para pesquisas, preparação de aulas e para os alunos fazerem suas pesquisas escolares”, finalizou Marcelo Azeredo.

Para Jôse Theodoro Flôres, diretora da escola, é importante melhorar cada vez mais a tecnologia a ser disponibilizada, para um aprendizado melhor. “Vai ser muito bom para a comunidade escolar, os alunos e professores terão uma internet de qualidade para fazer pesquisa e trabalhos escolares, os professores também utilizarão a plataforma do Educação Conectada para trocar ideias com outros professores, preparar suas aulas e realizar pesquisas de conteúdo pedagógico, um grande avanço na educação”, declarou a diretora.

O Programa de Inovação Educação Conectada, do Ministério da Educação, tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satélite para fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

Para isso o programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso da tecnologia digital tenham efeito positivo na educação.

A realidade brasileira é um desafio para as metas do Programa que pretende capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoiar técnica e financeiramente escolas e redes de ensino.

O Programa Educação Conectada reúne recursos digitais dos principais portais, como Portal do Professor, TV Escola, Portal Domínio Público, Banco Internacional de Objetos Educacionais e parceiros. São inúmeros recursos educacionais digitais disponibilizados em um só lugar.

Nela, o professor poderá guardar os seus recursos educacionais em coleções, curtir e compartilhar conteúdos e trocar experiências por chat com outros usuários. Isso quer dizer que a plataforma ficará cada vez melhor com a participação e o feedback da rede. Essa ferramenta não é só para professores. Gestores, estudantes e toda a comunidade também podem interagir e fazer uso do conteúdo disponibilizado.