Início > Educação > “Escola em Debate” mobiliza unidades de ensino de todo município

“Escola em Debate” mobiliza unidades de ensino de todo município

Publicado em:  18/10/2017

As 107 escolas municipais de São Gonçalo viveram um dia diferente, nesta quarta-feira (18/10). O projeto Escola em Debate reuniu estudantes, professores, diretores, funcionários, pais e responsáveis para um grande debate pela construção de uma escola participativa, com sugestões para melhorar a educação pública no município. Em todas as unidades, os debates e discussões serão transformados em um documento que será levado ao Fórum de Educação, que será realizado no próximo dia 14 de novembro, no campus da Uerj, no Patronato. O projeto é um marco na construção de uma escola democrática e irá empoderar a autonomia das Escolas, fortalecendo a participação por meio dos Conselhos Escolares.

Cerca de 20 equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) percorreram as escolas e participaram junto com os professores, pais, alunos e funcionários dos debates. Além disso, equipes da Uerj, onde a Secretaria Municipal de Educação tem parceria através de cursos de extensão, também se engajaram neste trabalho.

O secretário de Educação, professor José Augusto Nunes, esteve em diversas unidades, ouvindo, respondendo e conversando com os participantes também sobre suas reivindicações e demandas.

“A gente tem essa missão, que é trabalhar para cada aluno, professor e para a escola, condições de funcionamento. É a partir de ouvir que nós vamos resolver alguns problemas, que são tão fortes. Até para pensar em valorização, eu tenho que saber quantos somos e onde estamos. Claro que eu vou chamar professor, eu já tenho os meus dados nesses três meses que eu estou na secretaria, eu já tenho a rede, já sei quantas turmas, quantos professores precisamos e queremos começar, a partir de 2018, uma escola de qualidade”, afirmou o secretário durante os debates na Escola Municipal Evadyr Molina, na Venda da Cruz.

Para a subsecretária da pasta, Rejane de Sant Anna Adriano, que também percorreu diversas escolas pela manhã e à tarde, o trabalho é de extrema importância para que a secretaria alcance o objetivo de construir uma escola pública de qualidade.

“À medida que a escola abre espaço de construção coletiva de suas propostas, ouvindo os alunos, seus responsáveis, professores, funcionários e lideranças comunitárias, firmamos um ambiente democrático e libertador. Esperamos que os Projetos Político Pedagógicos saídos dessas discussões não fiquem em gavetas fechadas, mas ganhem corpo para conduzirem verdadeiramente a prática diária nas nossas escolas, como diz Rubens Alves, tem escolas que são asas, tem escolas que são gaiolas, escolhemos a primeira”, afirmou a subsecretária.

O trabalho começou cedo e abrangeu turmas com estudantes de todas as idades. Na Escola Municipalizada Mentor Couto, no Jardim Califórnia, os alunos do 1º ano, com média de 6 anos de idade, tiveram a oportunidade de dar os primeiros passos nesse importante exercício de cidadania, participando do debate inclusive com sugestões. Já na turma do 5º ano, os estudantes falaram sobre a importância de projetos da Semed, como o passeio pedagógico e tiveram seus pedidos registrados no documento produzido pela escola.

Segundo o secretário José Augusto Nunes, o empenho demonstrado em todas as unidades de ensino, com participação em peso de toda a comunidade escolar, foi muito importante e animador.

“Toda essa participação efetiva de professores, alunos e membros da comunidade mostram que há motivação e que todos estão juntos querendo, de fato, uma escola pública melhor”, concluiu o secretário.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães