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Escola de Monjolos dá aulas de dedicação e criatividade

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Publicado em:  24/05/2019

A Unidade Municipal de Educação Infantil Professora Claudia Mota Castro, localizada em Monjolos, é um exemplo de amor e dedicação. O trabalho realizado pela diretora e pelas professoras é considerado de excelência em toda a Rede Pública Municipal. A escola tem oito turmas de horário integral, num total de 122 alunos. São oito salas de aula, brinquedoteca, cozinha, refeitório, pátio com brinquedos e o chuveirão que é utilizado em dias de calor com atividades para refrescar as crianças.

O trabalho vai muito além das instalações físicas, que primam pela limpeza e boa conservação. A Umei está sempre desenvolvendo projetos, como conta a diretora Ana Zita Porto:

“No início do ano, quando começam as aulas nós já vamos estudando o perfil dos alunos, seus gostos, interesses, o que desafia a criança. O projeto tem que ser interessante para a criança, o que ela sente vontade de aprender, o que a criança mostra curiosidade. Naquela curiosidade é que a gente lança os desafios. Aí todos os conteúdos que nós temos na Educação Infantil, baseados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nós adaptamos aos projetos. É interdisciplinar, nós usamos um tema para desenvolver todas as áreas do conhecimento, do desenvolvimento da criança. Os projetos acontecem desde o berçário até o Pré-2, de acordo com a etapa e as exigências que precisam ser alcançadas.”

Essa semana, a turma de Pré-1, da professora Edivânia Pereira de Souza, trabalhou a questão da alimentação saudável. Na última sexta-feira (24), os alunos prepararam uma deliciosa salada de frutas. “Nós estamos trabalhando a questão da alimentação saudável, mostrando o valor das frutas, legumes, verduras porque às vezes a gente vai servir na hora do almoço e eles têm dificuldade de aceitar. Isso é muito importante”, afirma a professora.

Na hora de aprender vale também muita brincadeira. É o caso da turma do Pré-2 da professora Taís Nascimento. Sentados no pátio em círculo, eles aprendiam a reconhecer as vogais numa gostosa brincadeira de “passar a lata”. A lata cheia de letrinhas ia passando de mão em mão com as crianças cantando. Quando parava a música, quem estava com a lata tinha que tirar uma letra e dizer o nome dela. “O objetivo é que eles reconheçam as vogais de forma lúdica, sem pressionar muito a mente já na parte da manhã”, explica Taís.

Já na turma do Pré-2, da professora Elaine Vieira, o universo da imaginação toma conta da sala de aula. “Hoje nós estamos desenvolvendo um projeto em cima dos piratas, trazendo a importância das aventuras e das navegações, estamos conhecendo o Planeta Terra, todo o Planisfério, a divisão em continentes. Não estamos focando em que eles reconheçam nomes dos continentes, mas que entendam que está dividido em partes para melhor organização e eles estão viajando por esses lugares. Eles já visitaram a Ásia, conhecendo um pouquinho da China. Na próxima semana, nós vamos visitar a América, conhecendo o Brasil, um pouco da Amazônia por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, que já está chegando. Eles estão viajando de navio como os piratas. Essa navegação está se dando toda pela imaginação. Eles conseguem alcançar que pela imaginação eu posso visitar o lugar que eu quiser, eu sou parte desse processo de aprendizagem. E se eu sou parte, eu posso fechar meus olhinhos e simplesmente ir”, conta a entusiasmada professora.

Nessas viagens imaginárias, a criatividade embarca com força total. Na viagem à China, por exemplo, eles conheceram o grande dragão chinês, confeccionado pela professora Elaine e pelos próprios alunos.

“A idéia surgiu quando nós resolvemos conhecer a China. Primeiro eu apresentei a eles as cores do país, a bandeira e disse que lá havia um dragão muito famoso. Eu queria mostrar para eles a letra ‘D’. Mas eu não queria que fosse uma coisa chata. Então construímos todo o dragão. Eles fizeram pinturas, colagem dos olhos, das escamas do corpo, das bandeirolas e quando o dragão ficou pronto foi uma diversão aqui pela escola. Por onde ele passa, chama a atenção das crianças”, afirma Elaine.

A Subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, que está visitando as escolas para ver de perto o trabalho realizado no município, elogiou a equipe e falou do seu orgulho pelas atividades desenvolvidas:

“É um orgulho e muita satisfação ver que a Educação Infantil em São Gonçalo está caminhando da forma que tem que ser, com o centro na criança. O principal objetivo da Educação Infantil é a criança e essa criança tem que ser cuidada, tem que ser motivada ludicamente no brincar, no cuidar e no educar. É isso que esta Umei está fazendo muito bem. Estão de parabéns. Estou muito orgulhosa e emocionada com esse trabalho desenvolvido aqui.”

São muitas as atividades desenvolvidas pelas turminhas da Umei. Em todas prevalece o compromisso com a educação e a criatividade na hora de montar seus projetos. Na turma da professora Daniele Silva de Souza, do Pré 1, por exemplo, as crianças aprendem a reconhecer as letras através da “pescaria”, onde as letras são coladas em tampinhas de garrafas e podem ser “pescadas” pelas crianças com a ajuda de um ímã.

Segundo Ana Zita, o berçário conta com dez crianças, a partir de 1 ano. “Aqui eles fazem pintura, trabalham mais em função da música e do movimento”, explica a diretora.

Na hora do almoço, o refeitório fica florido com os alunos sentadinhos esperando a refeição, que para a maioria chega com o reforço do suplemento da NutriSus, que consiste na adição de um sachê contendo vitaminas e minerais em uma das refeições oferecidas diariamente para as crianças, com o objetivo de garantir uma alimentação adequada e saudável para o seu pleno crescimento e desenvolvimento, a fim de prevenir anemia e outras doenças, além de carências micronutrientes na infância.

A Umei Professora Claudia Mota Castro conta ainda com uma brinquedoteca, playground e chuveirão, que fazem a alegria das crianças na hora do lazer. “O trabalho que desenvolvemos aqui é de dedicação total para que nossos alunos tenham o melhor sempre, seja em sala de aula ou na hora das brincadeiras”, conclui a diretora Ana Zita.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães

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