Início > Educação > Escola comemora 25 anos de existência

Escola comemora 25 anos de existência

Publicado em:  28/06/2018

A Escola Municipal Prefeito Jayme Mendonça de Campos, fundada em 26 de junho de 1993, em Monjolos, comemorou nesta sexta-feira (29), 25 anos de fundação, com direito a bolo e festa. A escola atende cerca de 430 alunos em dois turnos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Estiveram presentes representantes de diversos setores do Governo Municipal.

O secretário de Educação, José Augusto Nunes ressalta que “é muito importante comemorar 25 anos de uma escola pública como a Prefeito Jayme Mendonça de Campos, que tem sido o diferencial na comunidade, e tem a preocupação de tirar as crianças das ruas, com ações como a criação da banda e também do Coral Infantil.”

A parte festiva ficou por conta do palhaço Pic Caramelo, que esteve presente na inauguração da escola e contagiou não só as crianças, mas também os adultos. O evento contou também com show de mágicas, um momento bem descontraído da festa. Para Jorge Henrique, criador do Palhaço Pic Caramelo, “a educação muda a sociedade. A nossa vida é uma página em branco, que construímos com fé, alegria e amor que transforma o mundo através do coração do homem”.

A apresentação do Coral Infantil Municipal de São Gonçalo foi outro ponto alto do evento. Coordenado pela maestrina Cláudia Lúcia, o coral é composto por estudantes das escolas Prefeito Jayme de Mendonça Campos, Visconde de Sepetiba, Carlos Maia e Nicanor Ferreira Nunes. O coral, que já representou a Secretaria Municipal de Educação em diversas solenidades, tem um repertório que inclui músicas clássicas, infantis e gospel.

A diretora da escola, Maria Antônia, que está na unidade há 24 anos, sendo nove como diretora, fala com emoção sobre fazer parte da escola. “É uma honra, educar é uma arte, poderia estar aposentada, mas escolhi estar aqui. Credito a grande procura pela escola ao acolhimento que todos recebem por parte da equipe e a busca do diálogo com a comunidade, além da preocupação de tirar as crianças das ruas através de programas, que são a banda e o coral. Nosso grupo é unido e coeso, muito mais que profissionais, somos uma família”, ressalta.

Durante a solenidade, o Pastor Leandro Suzarte, ex-aluno da escola, destacou a importância do colégio, que classificou como porto seguro em todos os sentidos na sua vida e do irmão Tiago, onde aprendeu muitas coisas, entre elas a ser um homem de bem. Segundo ele, grande parte do aprendizado foi devido à dedicação do corpo docente, que faz a diferença.

Ao longo desses 25 anos de existência, a Escola Municipal Prefeito Jayme Mendonça de Campos formou milhares de profissionais, alguns atualmente trabalham na própria unidade como Camila Odeço Braga, pedagoga e psicopedagoga, e Rafaela Azevedo, que também é pedagoga. A Subsecretária de Ações Pedagógicas, Rejane Adriano, e a coordenadora do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) Eneida Guido marcaram presença no evento representando a Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semed