Início > Educação > Escola Bairro Almerinda realiza palestra e oficina de origami

Escola Bairro Almerinda realiza palestra e oficina de origami

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/11/2019

No último dia (4), a Escola Estadual Municipalizada Bairro Almerinda, localizada no bairro de mesmo nome, realizou duas atividades enriquecedoras para a vida estudantil dos alunos: “História de Cego”, uma palestra com o jornalista e youtuber Marcos Lima, que é deficiente visual, e uma aula de origami do projeto de Artes do Ciep 240 – Professor Haroldo Teixeira Valladão. A segunda atividade teve a participação de representantes do Consulado do Japão.

Marcos Lima é jornalista e o maior youtuber cego do Brasil, com um canal no youtube com mais de 180 mil inscritos, intitulado Histórias de Cego. É um projeto em parceria com a Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, onde participou de um programa para líderes de várias partes do mundo e foi agraciado com uma verba para levar suas palestras para as escolas públicas do Rio de Janeiro e região metropolitana.

Durante a sua palestra abordou os temas de acessibilidade e inclusão e o cotidiano do cego, contando diversas histórias de maneira engraçada, e muitas delas protagonizadas por ele mesmo. Uma em destaque é que estava no transporte público e um amigo deu um tapa na sua cabeça, então deu o troco dando um beliscão com todo força, só que não era no seu amigo e sim no passageiro que estava ao seu lado. As conversas são sempre de forma leve e bem humorada para fazer as pessoas refletirem, independente de ser deficiente visual ou não.

“O projeto Histórias de Cego visa levar as vivências através de uma mensagem positiva para toda a sociedade para quebrar paradigmas. O objetivo é atrair através do humor as pessoas e fazer fluir os seus problemas contando histórias de superação, independente de ser cego ou não. Acredito muito nos valores positivos. aAs pessoas com deficiência são iguais a todo mundo e ainda falta sensibilidade e sobra muito preconceito”, frisou Marcos Lima.

Já o projeto de Arte do Ciep 240 – Professor Haroldo Teixeira Valladão, localizado no bairro Almerinda e coordenado pela professora Inês, realizou uma aula de origami, com alunos do ensino médio – modalidade integral. Em parceria com a E.E.M. Bairro Almerinda e com representantes do Consulado do Japão no Rio de Janeiro, o objetivo da oficina de origami foi ampliar a experiência cultural dos alunos através desta arte milenar japonesa.

O origami é uma cultura transmitida como um idioma comum desde os tempos antigos no Japão, largamente divulgada pelo mundo. A palavra é composta por dois caracteres. O primeiro, ORI, significa dobrar e o segundo, KAMI, significa papel. Esta arte é utilizada em várias áreas das ciências, como recurso pedagógico, ajudando na concentração, criatividade, memória, coordenação motora, predispõe à calma e disciplina, combatendo o estresse e também muito utilizado como terapia.

“A escola tem realizado diversas atividades extracurriculares para crescimento dos alunos, com grande empenho para o fortalecimento dos estudantes e da própria escola, que não está parada, pelo contrário, em plena vida estudantil aguardando as obras, que se darão a partir do término do processo licitatório, pois a Bairro Almerinda é prioridade da nossa gestão”, declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo.

“Estamos hoje com cerca de 330 alunos matriculados e realizando diversas atividades extracurriculares para engrandecimento dos alunos. O nosso objetivo sempre é dar cada vez mais qualidade pedagógica aos estudantes, não medindo esforços para alcançar o objetivo. Quero parabenizar toda minha equipe pelo excelente trabalho realizado”, afirmou Isabel Cristina Peixoto, diretora da Escola Bairro Almerinda.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content