Início > Desenvolvimento Urbano > Escavadeira anfíbia começa a fazer limpeza de rio no Luiz Caçador

Escavadeira anfíbia começa a fazer limpeza de rio no Luiz Caçador

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/08/2025

Programa Limpa Rio, do Inea, atua para reduzir impacto das chuvas

O Programa Limpa Rio, uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Governo do Estado, segue avançando pela cidade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo. Nesta terça-feira (5), a escavadeira anfíbia, equipamento mais tecnológico, começou a atuar no Rio Luiz Caçador, no bairro de mesmo nome, que deságua na Baía de Guanabara.

Neste local, uma outra máquina do programa já atuava há pouco mais de um mês, mas não conseguia alcançar todos os locais necessários. A anfíbia se fez necessária no auxílio à retirada dos sedimentos.

O Rio Luiz Caçador encontra com o Rio Mutuá e o Rio Alcântara, que também serão beneficiados pela limpeza. A expectativa é de que seja executada a limpeza de 600 metros de extensão do rio com a máquina anfíbia, o que vai limpar mais 7.200 metros cúbicos de sedimentos. O trabalho no local deverá durar dois meses, podendo se estender.

A máquina anfíbia é um equipamento flutuante, que atua em ambientes aquáticos e terrestres. Essas máquinas possuem sistemas de flutuação ajustáveis, que proporcionam a estabilidade necessária para trabalhar em ambientes aquáticos. As escavadeiras anfíbias são mais tecnológicas que as tradicionais.

A escavadeira anfíbia começou a atuar em outubro de 2024 no Rio Marimbondo, que deságua na Baía de Guanabara. Depois disso, a máquina executou limpezas no Rio Brandoas e no Canal José Pereira. Ao todo, foram retirados mais de 26.384 toneladas de sedimentos dos três rios.

“A anfíbia consegue limpar lugares onde as máquinas normais muitas vezes não alcançam. Ter essa máquina em São Gonçalo é uma verdadeira vitória. Nosso objetivo, através da parceria com o Inea, é ajudar no escoamento das águas para que consigamos evitar alagamentos. É um projeto importante e que, junto com as obras de macrodrenagem que estamos fazendo em vários bairros, busca transformar a cidade de São Gonçalo”, disse o prefeito Capitão Nelson.

Uma das pessoas que frequenta o local regularmente é o oficial de rede de telecomunicações Utemberg dos Santos, de 48 anos. A expectativa para a limpeza do rio do bairro é ótima.

“Eu sempre escuto dos moradores que aqui ninguém fazia nada pelo bairro. Trabalho aqui há 20 anos, já vi pessoas perderem móveis e eletrodomésticos por causa da chuva, dos alagamentos. É muito bem ver a máquina aqui”, disse.

Além do Rio Luiz Caçador, equipes do Inea atuam também no Jardim Catarina e no Mutuá.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content