Início > Assistência Social > Equipes realizam limpeza nas ruas após as chuvas

Equipes realizam limpeza nas ruas após as chuvas

Publicado em:  12/01/2024

Conservação e Defesa Civil atuam em conjunto para atender ocorrências

Equipes da Secretaria de Conservação estão nas ruas, desde os primeiros momentos da chuva que atingiu o município na noite da última quinta-feira (11), dando assistência nas ocorrências e chamados da Defesa Civil. O índice pluviométrico registrou o maior índice de chuva no bairro Boa Vista, com 64 milímetros, e a Subsecretaria de Defesa Civil recebeu 18 chamados.

Na manhã desta sexta-feira (12), o serviço foi intensificado. As equipes realizaram a desobstrução de bueiros e retiraram árvores caídas pelos bairros da cidade, como nas ruas nas ruas Luiz Pereira dos Santos, no Boaçu, e Guimarães Passos, no Porto do Rosa, e na Avenida Jornalista Roberto Marinho, no Colubandê.

Desde os primeiros momentos da forte chuva, as equipes da Defesa Civil foram para as ruas para atender as ocorrências. Duas famílias do bairro Jardim Catarina foram resgatadas e encaminhadas para o CASG, em Vista Alegre. Elas estão sendo assistidas por uma equipe da Secretaria de Assistência Social.

Devido às fortes chuvas e seguindo o protocolo de prevenção, houve o acionamento da sirene nos bairros Boa Vista, Laranjal, Porto Novo e Vila Três. Os pontos de apoio nesses bairros seguem abertos e os moradores podem se deslocar, caso seja necessário.

Os pontos de apoio são:

1 – Boa Vista: Ciep Professora Romanda Gouveia;
2 – Porto Novo: E.M. Doutor Aramando Leão Ferreira;
3 – Laranjal e Vila Três: C. E. Desembargador Ferreira Pinto.

Trabalho de prevenção – O Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo tem trabalhado durante todo o ano para minimizar os impactos da chuva no município. E com a proximidade do período de chuvas mais intensas, foi iniciada a “Operação Chuvas de Verão – Limpa SG” no município para intensificar a limpeza de bueiros e rios. As equipes trabalham na desobstrução de bueiros, instalação de manilhas e boca de lobo para auxiliar no escoamento da água, além de podas de árvores durante toda a semana.

Limpeza de rios – Também reforça a “Operação Chuvas de Verão – Limpa SG”, o intenso trabalho de dragagem e limpeza que o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, está realizando no Rio Alcântara. Através do Programa Limpa Rio, equipes trabalham diariamente no local visando a minimizar o impacto das chuvas no bairro. No total, serão tirados 105 metros cúbicos de resíduos ao longo de cinco quilômetros de extensão do rio.

O prefeito Capitão Nelson alertou sobre a importância da população colaborar e não fazer o descarte irregular do lixo.

“Nós estamos trabalhando na limpeza dos rios, na desobstrução de bueiros e na drenagem em diversas ruas de vários bairros para minimizar o impacto das fortes chuvas. Mas precisamos da colaboração da população para não realizar o descarte irregular do lixo. Isso contribui para agravar o escoamento das águas”, disse.

Autor: Hilton Sarandy