Início > Desenvolvimento Social > Equipe técnica da SMDS participa de capacitação do Cadastro Único

Equipe técnica da SMDS participa de capacitação do Cadastro Único

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/12/2019

Técnicos, administrativos e coordenadores dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Bolsa Família participaram da Capacitação de Entrevistadores dos Formulários do Cadastro Único, que aconteceu nos dias 16 e 17, no Auditório da Universo, em Trindade. A atividade teve como objetivo orientar e aprimorar os conhecimentos dos entrevistadores para uma abordagem correta e para a coleta de informações com qualidade das famílias que estão ou que podem estar inscritas no Cadastro Único.

Com carga horária de 16 horas, a capacitação contou com a participação de 36 profissionais que participaram de aulas expositivas e participativas ministradas por técnicos da Subsecretaria do Cadastro único e do Programa Bolsa Família, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, devidamente habilitados como instrutores. O grupo também participou de trabalhos práticos desenvolvidos em grupos e de forma individual tendo como base o material didático e apostilas disponibilizadas pelo Ministério da Cidadania.

A subsecretária da pasta, Cristiane Campos, ressalta a importância dessa formação para que o entrevistador consiga conduzir uma entrevista qualificada. “Para alcançar o objetivo de identificar as necessidades das famílias de baixa renda, o entrevistador do Cadastro Único é quem ocupa um papel fundamental, pois é ele o responsável por executar as entrevistas com as famílias. O objetivo é a formação de entrevistadores com o intuito de capacitá-los e estimular a transmissão do conhecimento para suas regiões ”, afirma Cristiane.

Além do ensino da técnica de preenchimento do formulário, o programa do curso trabalha a compreensão de conceitos fundamentais ao Cad Único, atitudes de respeito ao núcleo familiar visitado e habilidades basilares como o desenvolvimento da capacidade de observação.

“Essa capacitação voltada para os nossos técnicos é de suma importância para garantir, cada vez mais, um atendimento de excelência aos nossos usuários”, ressalta Luciana.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Divulgação
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content