Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) de Vista Alegre realizou, na manhã da última segunda-feira (29), uma ação de aproximação com os moradores do bairro. Com o projeto “Saúde em Casa”, a equipe tem o objetivo de oferecer assistência médica e social à população e estreitar os laços da comunidade com a equipe.
Ao todo, 30 idosos foram atendidos no evento que contou com a atuação de enfermeiras, assistente social e agentes comunitários de saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf). Entre as atividades, foram realizadas aferição da pressão arterial, preenchimento de caderneta do idoso, agendamento de consultas e divulgação sobre a importância da vacinação da gripe. Além disso, 2ª via de documentos e habilitação para casamentos. Uma equipe da ENEL ouviu demandas relacionadas à energia elétrica, além de realizar doações de lâmpadas de led e orientações.
“Esse projeto surgiu com a necessidade de nos aproximarmos dos cadastrados da rede básica que tem dificuldade de chegar até a unidade para realizar atendimentos e que ao mesmo tempo não se encaixam no serviço de atendimento domiciliar, o SAD. É um evento de conscientização e integração, queremos acolher a população de forma que entenda os serviços disponíveis pela rede e tirar dúvidas subsequentes”, explica a enfermeira responsável pelo projeto, Amanda Girard.
A atividade foi realizada na residência de uma paciente, que abriu as portas para receber os vizinhos. “Foi ótimo, estamos todos nos ajudando. Receber a equipe que nos acolhe quando necessitamos é de extrema importância para o trabalho deles”, explica Terezinha Vargas, 79 anos.
Ao final da ação, além dos 30 idosos que foram acolhidos, ocorreu 38 atendimentos da ENEL e a troca de 76 lâmpadas.
Autor: Raquel Muniz
Foto: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados