Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
O espírito de solidariedade tomou conta dos profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de São Gonçalo, que realizaram doação de sangue na manhã desta segunda-feira (03), no Núcleo de Hemoterapia de São Gonçalo, no Zé Garoto. Ao todo, dez profissionais foram ao local após o plantão de 24h realizado. Hoje, o hemonúcleo recebe em média 20 doadores ao dia, quando o número ideal é de 50.
“O espírito de solidariedade faz parte dos samuzeiros e sempre que pode, nossa equipe comparece ao hemonúcleo. Ajudar o próximo faz parte do nosso cotidiano. Doar sangue é um ato simples que faz a diferença na vida daquele que está passando por momentos de dificuldade. Nesta terça, uma outra equipe também realizará a doação”, explica a coordenadora do Samu São Gonçalo, Ana Paula Silva.
O processo para realizar a doação é simples. O voluntário realiza um cadastro, passa por uma triagem clínica com uma entrevista, verifica a pressão arterial e faz o teste de anemia para saber se está apto para realizar a coleta. Após a doação, que dura cerca de 10 minutos, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames, o sangue é liberado para que seja doado em segurança.
“As pessoas devem ter a consciência de que elas devem ter um papel social de ajudar o próximo. A doação é um ato de solidariedade e de humanismo, de dar vida a outro ser humano, já que você não conhece o receptor”, disse João Carlos Leão Pereira, um dos doadores.
Para ser doador é preciso estar bem de saúde, pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos e não ter feito piercing ou tatuagem há menos de um ano.
O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Posto de Saúde Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de doação é de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h. Para outras informações, entre em contato com o número: 2605-6047.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados