Início > Educação > Ensino de Matemática é destaque em São Gonçalo

Ensino de Matemática é destaque em São Gonçalo

Publicado em:  16/07/2018

Considerada por muitos estudantes como “um bicho de sete cabeças”, a Matemática segue ao longo dos anos como o terror de muita gente. Porém, em São Gonçalo, essa história já começa a mudar e a Matemática tem aparecido com ares de fada madrinha, como no caso do estudante Ronald Nascimento de Figueiredo, de apenas 11 anos, que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional Canguru. Aluno da Escola Municipal Darcy Ribeiro e orgulho para a cidade, Ronald é o exemplo de que o ensino público pode ter qualidade quando há dedicação e comprometimento dos responsáveis pela educação.

Em São Gonçalo, o trabalho para melhorar a qualidade do ensino conta com projetos importantes como as Caravanas de Matemática, que reúnem periodicamente estudantes do 9º ano em aulas especiais sobre a matéria. O projeto é resultado de muita cooperação e integração público-privado, envolvendo diversas instituições. Entre elas, está o Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos -, que vem preparando estudantes da rede municipal com ações que facilitem e incentivem a aprendizagem de Matemática para competições como a OBMEP e a Canguru. A parceria é feita através da Coordenação de Projetos da Secretaria Municipal de Educação.

“É importante ressaltar que uma das metas do prefeito José Luiz Nanci é melhorar cada vez mais a qualidade da educação e diminuir a evasão escolar. O trabalho na educação não pode ser isolado, ao contrário, precisa ter a participação de toda a sociedade. Quanto mais pessoas comprometidas estiverem envolvidas, maior será o sucesso de todos os projetos desta área”, afirma o secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes.

Sob a coordenação pedagógica do professor de Matemática da rede municipal de São Gonçalo, Jean Carlo, são elaboradas listas de exercícios com base nas provas das Olimpíadas, depois são visitadas todas as escolas de Primeiro e Segundo Segmento. Os alunos fazem o simulado e em seguida um professor capacitado faz a correção com eles. O tempo da Caravana chega a duas aulas. A presença do professor de Matemática da turma potencializa a ação e aproxima mais ainda professor-Matemática-aluno. “No primeiro semestre foram visitadas 25 escolas. Esperamos atingir mais 40 escolas no segundo semestre”, afirma o professor Jean.

Para o professor Júlio Vidal, coordenador de Projetos da Semed, o projeto é de grande importância para melhoria do ensino no município. “Este é o exemplo de uma parceria público-privada que concretiza o envolvimento de todos na construção de uma educação de qualidade”, informa Júlio, acrescentando que no primeiro semestre foram realizados cinco encontros com a participação de 182 alunos. Para o segundo semestre estão programados mais seis edições nos dias 25 de agosto, 15 e 29 de setembro, 20 e 27 de outubro.

Todas as escolas públicas de São Gonçalo e cidades vizinhas poderão solicitar a visita da Caravana pelo telefone 2603-6363.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed