Início > Educação > Embaixada Francesa realiza curso de formação com professores do Nice Mendonça

Embaixada Francesa realiza curso de formação com professores do Nice Mendonça

Compartilhe isso:


Publicado em:  19/02/2020

Com o intuito de colaborar para a formação e aperfeiçoamento de professores para a educação bilíngue Português-Francês, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) tem fortalecido cada vez mais a parceria com o Consulado Francês do Brasil no Rio de Janeiro. A professora de Francês, Dayana Rafael, da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, em Venda da Cruz, foi indicada para participar da Universidade de Verão, da Embaixada Francesa, projeto realizado de 10 a 14 de fevereiro em Brasília.

A Universidade de Verão tem por objetivo preparar e aperfeiçoar professores de Francês para as escolas bilíngues Português-Francês, sendo a Escola Nice Mendonça muito importante para a parceria entre o Consulado Francês e a Prefeitura de São Gonçalo. Para um êxito cada vez melhor é preciso elaborar um curriculum com coerência para que os alunos consigam atingir um nível de perfeição da língua francesa que permita uma qualidade internacional. Para atingir este patamar será oferecido um módulo de formação e construção para o curso pedagógico, trabalhando de forma sistemática a simulação global e desenvolvendo projetos interdisciplinares, que são de grande importância para o sucesso de uma escola bilíngue, sendo de tempo integral, com cinco tempos de francês para acompanhar todo o desenvolvimento da formação do aluno.

Para o embaixador francês no Brasil, Michel Miraillet, os professores mesmo com todo avanço são insubstituíveis, eles ensinam a aprender. “Vocês ensinam a aprender, essa vem a ser vossas missões, caros professores, vocês são primordiais. É graças ao profissionalismo de cada um que a língua francesa se mantem no Brasil. É por isso também que a França considera essencial o acompanhamento na atualização dos conhecimentos e métodos pedagógicos, e a Embaixada vem oferecer formações que permitam enriquecer suas práticas profissionais. Os professores de Francês do Brasil são sem dúvidas, em relação a línguas estrangeiras, os mais bem formados do país, e que vocês possam compartilhar com os colegas as novas metodologias que aprenderam durante esta semana de formação”, afirmou o embaixador da França.

“Nós, profissionais da educação, precisamos estar em constante aperfeiçoamento. A participação em cursos, formações continuadas, tem me confirmado esse ponto de vista. A cada evento e palestra ou a cada leitura feita, noto os especialistas deixarem sempre muito claro essa necessidade, alertando que para se ter uma educação de qualidade é necessário que nós professores, como principal responsável pelo processo educativo, estejamos constantemente aprimorando o conhecimento dos avanços e inovações. Somente assim estaremos suprindo as defasagens de nossa formação inicial e aprofundando os conhecimentos para melhorar o desenvolvimento de nossa prática pedagógica, ultrapassando o senso comum”, disse Dayana Rafael, professora de Francês da Escola Municipal Nice Mendonça.

O conceito de uma escola bilíngue é quando na unidade escolar os alunos vivenciam a língua estrangeira de forma intensa, com uma carga horária grande e com algumas disciplinas ministradas na língua em questão. No sentido mais amplo da palavra, define-se por uma instituição de ensino que divide sua grade curricular entre dois idiomas. Ou seja, além do uso da língua materna, o aprendizado do conteúdo acadêmico é complementado através de uma língua adicional.

“Com o surgimento de novas tecnologias, novos conceitos e novas experiências, a formação continuada nada mais é do que uma formação complementar. É necessário atualizar os conhecimentos para que o professor possa desempenhar melhor suas competências. Além disso a formação continuada é considerada um direito para os profissionais que lecionam em qualquer estabelecimento de ensino. De maneira que é extremamente importante para o professor as atualizações para um bom desempenho na sala de aula e para isso a Secretaria de Educação não tem medido esforços”, declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo.

Relembrando: a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através do prefeito José Luiz Nanci, recebeu no dia 9 de maio do ano passado, o Cônsul da França, Jean-Paul Guilhaume, para assinatura de um convênio através da Secretaria de Educação, para a criação de uma escola bilíngue no município. A unidade contemplada foi a Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, com o processo de implementação no início de 2020.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content