Início > Cultura e Turismo > Em entrevista, Marcelo Toffoli fala sobre suas obras e o futuro

Em entrevista, Marcelo Toffoli fala sobre suas obras e o futuro

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/05/2018

Um fazer artístico diferente. É desta forma que o artista plástico Marcelo Toffoli define seu trabalho. Em uma entrevista descontraída, concedida durante a exposição ” Traços, Luzes, Formas, Cores e Sombras”, no Partage Shopping, Centro, o artista falou sobre arte contemporânea, perspectivas artísticas em São Gonçalo, aprimoramento e amadurecimento do trabalho, dentre outros assuntos. Neste mês de maio, os trabalhos de Marcelo Toffoli estarão expostos na Casa das Artes, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo. Depois, a mostra segue para Itaboraí, onde será exposta na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro.

Boa tarde, Marcelo! Em primeiro lugar, gostaria que você falasse um pouco sobre a sua visão artística e sobre as inovações que você traz em seu trabalho.

Marcelo Toffoli: Boa tarde, Elaine! Bem… Eu estou trazendo uma visão mais renovada em artes plásticas, uma visão mais contemporânea. A minha vontade era de que os jovens da cidade pudessem ter acesso a esse tipo de arte. Eu quero atingir também este público mais jovem. Esta é a nossa proposta.

Junto a esta exposição, mais contemporânea, você insere também o seu grafite, que remonta ao início do trabalho da maioria dos artistas. Seria uma forma de olhar para a inovação sem esquecer das raízes?

Marcelo Toffoli: Justamente. Todo artista começa com o traço e com o tempo vai aprimorando seu trabalho e partem para outras técnicas, como o óleo sobre tela, acrílico, e acabam por deixar o grafite para trás. Eu simplesmente não consigo deixar minha parte de lápis para trás. Eu acho que eu sempre vou levar isto para a minha vida. Eu pretendo montar um ateliê só com grafite. Essa é a minha grande vontade.

Nós estávamos falando sobre os seus trabalhos de óleo sobre tela e você me contou que o Leonardo Santiago tem sido um grande incentivador. Como é esta sua parceria com o Léo?

Marcelo Toffoli: O Léo é muito meu amigo. Eu morava em São Gonçalo e decidi fazer um curso de desenho no ateliê do Leonardo Santiago e aí começamos uma grande amizade e eu posso dizer que ele realmente me colocou no mundo das artes plásticas. Eu sou muito grato ao Léo Santiago.

Nós estamos em um Shopping, uma galeria dentro do Partage, o que oferece uma visibilidade maior devido ao número de pessoas que transitam por aqui todos os dias. As obras não estão em um museu, um espaço tradicional, enfim… Você acredita que isso aproxima artista, obra e público? Como é para o artista, expor dentro de um shopping?

Mercelo Toffoli: Para mim é uma novidade expor em uma galeria dentro de um shopping. Com certeza isso abrange um público maior e muito mais diversificado. Mais de mil pessoas já visitaram a exposição e eu estou muito feliz por estar expondo dentro de um shopping. Que o poder público mantenha este espaço aqui para as produções artísticas. Os artistas de São Gonçalo merecem!

Qual o futuro das artes plásticas em São Gonçalo?

Marcelo Toffoli: Eu gostaria de deixar o nome de dois jovens artistas que moram em São Gonçalo e que vão fazer grande sucesso em artes plásticas e desenho. É preciso olhar para eles com muito carinho. Um deles é o Leonardo Lima, um jovem, que é até professor no curso do Leonardo Santiago e o outro é Lucas Kjaer, o rapaz tem um futuro brilhante. É uma grande promessa.

Muito obrigada por esta entrevista e muito sucesso em seu caminho.

Marcelo Toffoli: Agradeço a vocês, à secretaria de Cultura e Turismo, à Fundação de Artes de São Gonçalo e ao Shopping Partage pela oportunidade.

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Fonte: Ascom / SMTC

Notícias relacionadas

Skip to content