Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) reuniu diretores de todas as unidades da Rede Municipal Pública de Ensino, na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Escola Municipal Ernani Faria, em Neves. O tema foi a merenda escolar no município e o objetivo foi orientar as escolas para o melhor desenvolvimento do trabalho. A reunião contou com a participação do secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, do subsecretário de Planejamento da Semed, Fernando Peres, representantes da Vigilância Sanitária, do Conselho de Alimentação Escolar, do Conselho Municipal de Educação, além de nutricionistas e outros funcionários ligados ao setor.
O secretário falou sobre todo o processo que vem sendo realizado desde maio do ano passado e pediu especial atenção para o recebimento e estocagem do material, assim como sua preparação. “Nós somos uma engrenagem onde todos precisam participar para que ela possa desenvolver. A gente busca trabalhar sempre com muita seriedade e transparência, por isso em nossas reuniões nós convidamos a todos”, afirmou Marcelo.
Uma das novidades anunciadas na reunião foi o agrupamento das escolas por polos, o que vai facilitar também a entrega dos gêneros da remenda escolar, como explicou o subsecretário de Planejamento da Semed, Fernando Peres. “A partir de maio, as escolas serão divididas em polos e as entregas vão ser feitas de acordo com esses polos para não acontecer do caminhão passar em frente a uma escola e ir para outra porque a rota não prevê aquela unidade. Cada polo contará com uma fiscal de contrato, uma nutricionista, mais estagiários para verificarem se tudo está sendo realizado conforme o previsto”, explicou.
Outro destaque é a participação da Vigilância Sanitária no processo de merenda escolar de São Gonçalo. “Essa é a primeira vez que somos convidados e estamos felizes em poder participar. Vamos visitar as escolas e conferir, entre outras coisas, as condições de armazenamento, assim como inspecionamos a empresa fornecedora. Queremos saber se está tudo dentro das normas previstas pela legislação”, ressaltou Dr. Zamir, da Vigilância Sanitária.
No final da reunião, a nutricionista e responsável técnica Iracy Barcellos entregou aos diretores um material explicativo contendo cardápios de acordo com o segmento da escola, Procedimentos Operacionais Padronizados (Pop’s), divisão por faixas etárias, escala de limpeza das manipuladoras de alimentos, marcas homologadas (alimentos entregues na escola), cardápios de alimentação especial (de acordo com o laudo médico de cada criança) e o manual do manipulador de alimentos.
“O que nós queremos é que a alimentação de São Gonçalo seja daqui a pouco um exemplo para todas as outras secretarias de educação”, concluiu o subsecretário Fernando Peres.
Autor: Selma Nogueira
Foto: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados