Educação
Centro de Referência em Autismo estimula independência e autonomia dos atendidos
03/05/2025
A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) vai realizar, na segunda-feira (2), no Auditório da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), o Seminário “Família na Escola, Como Vencer este Desafio?”.
A organização do evento esta a cargo da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, Coordenação de Orientação Educacional, Coordenação de 1º Segmento, Coordenação de 2º Segmento, Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Coordenação de Projetos, Coordenação de Gestão e Avaliação e Monitoramento de Resultados.
Pais e professores assumem lugares distintos e cumprem funções diferentes, porém complementares na educação das crianças e adolescentes. Nesta perspectiva, esses lugares e essas funções apresentam interlocuções e devem gerar ações integradas, onde os alunos são diretamente beneficiados.
Em busca de respostas aos questionamentos feitos nas reuniões da Orientação Educacional, foi proposto esse debate e a articulação de ações com o propósito de nortear o trabalho do Orientador Educacional nas unidades de ensino.
Temas a serem abordados: As famílias de classes populares tem desinteresse pela aprendizagem de seus filhos? Quais as expectativas da escola em relação a participação da família? Pais na escola nem sempre são garantia de um ensino de qualidade? A aproximação entre família e escola é uma tarefa difícil? Estes serão os temas discutidos durante o Seminário.
PROGRAMAÇÃO
MANHÃ
9h: Mesa de Abertura
Marcelo Azeredo – secretário municipal de Educação de São Gonçalo (Semed).
Gisele Herdy Dutra – subsecretária municipal de Ações Pedagógicas.
Tatiana Félix – subsecretária municipal de Educação Infantil e Inclusão.
Carla Verônica Cardoso – coordenadora da Orientação Educacional.
9h30m: Mesa de Debate – Júlio Vidal – professor, sociólogo e coordenador de projetos. Tema: As Características das Gerações e a Influência na Contribuição Familiar.
Soraya Cavalcanti – professora, psicóloga educacional, mestre em Serviço Social. Tema: A Realidade Social, Afetiva, Econômica das Famílias do nosso município.
Patrícia Flávia Mota – doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UNIRIO), mestre em Educação pelo Programa Pós-Graduação em Educação na universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tema: Os Desafios na Articulação da Relação Família e Escola tendo como Parâmetro a Pedagogia da Convivência.
Mediadora da Mesa: Thais Fernandes Vianna de Moraes – teóloga, filósofa, pós-graduada em Gestão Pedagógica.
TARDE
13h30m Oficinas
Alessandra Serrão Albuquerque – assistente social, especialista em Políticas Públicas e Movimentos Sociais, docente do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera de Niterói. Tema: A Escuta da Família na Escola.
Cristiano Dias – pedagogo, psicanalista, coaching emocional, analista comportamental, educador social e conselheiro em dependência química. Tema: A Responsabilidade da Família na Saúde Emocional dos Filhos.
Maria Duque Estrada – graduada em Educação Física, pós-graduada em Psicomotricidade e Pedagogia do Movimento Humano e em Gestão Educacional. Tema: A Expressão Corporal no Relacionamento Familiar.
Carla Verônica C. Cardoso – pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, e em Prevenção às Drogas nas Escolas. Tema: O Estímulo a Autoestima Realista e Positiva na Família.
Sandra Lima – graduada em Letras Português / Literatura, pós-graduada em Psicopedagogia, Autora de Literatura Infantojuvenil, Contadora de história. Tema: A Literatura Infantojuvenil Aproximando a Família da Escola.
16h Apresentação das sínteses das Oficinas.
17h Encerramento.
Serviço:
Faculdade de Formação de Professores – UERJ.
Rua Francisco Portela, 1470 – Patronato – São Gonçalo.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados