Início > Educação > Educação realiza seminário com o tema “Família na Escola”

Educação realiza seminário com o tema “Família na Escola”

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/07/2019

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) realizou, nesta segunda-feira (2), no Auditório da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), no Patronato, o Seminário “Família na Escola, Como Vencer este Desafio?”. O objetivo principal foi debater e encontrar soluções para as dificuldades encontradas pelos orientadores educacionais, pedagogos e professores em sala de aula, principalmente buscando trazer a família para dentro do contexto escolar de seus filhos.

O evento teve como embrião o Sábado Letivo, que faz parte do Calendário Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino e são, na realidade, dias letivos de produção, de atividades pedagógicas e de integração de ações junto à comunidade escolar. A ação tem como objetivo trazer a família dos alunos para dentro da escola, pois ao longo do tempo vem se observando a família cada vez mais distante do crescimento do aluno e também do seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Para discutir o tema foi realizado uma mesa de debates, com Júlio Vidal, professor, sociólogo e coordenador de projetos da Semed; Soraya Cavalcanti, professora, psicóloga educacional, mestre em Serviço Social; Patrícia Flávia Mota, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UNIRIO), mestre em Educação pelo Programa Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A mediadora da mesa foi Thaís Fernandes Vianna de Moraes, teóloga, filosofa, pós-graduada em gestão pedagógica.

A segunda parte do evento foi dedicada às oficinas, e trouxe Alessandra Serrão Albuquerque, assistente social, especialista em políticas públicas e movimentos sociais, docente do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera de Niterói, com o tema: A Escuta da Família na Escola; Cristiano Dias, pedagogo, psicanalista, coaching emocional, analista comportamental, educador social e conselheiro em dependência química, com tema: A Responsabilidade da Família na Saúde Emocional dos Filhos; Maria Duque Estrada, graduada em Educação Física, pós-graduada em psicomotricidade e pedagogia do movimento humano e em gestão educacional; Carla Verônica Cardoso, pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia, e em prevenção às drogas nas escolas, que falou sobre O Estímulo à Autoestima Realista e Positiva na Família; Sandra Lima, graduada em Letras Português/Literatura, pós-graduada em psicopedagogia, autora de literatura infantojuvenil, contadora de história, falando sobre A Literatura Infantojuvenil aproximando a Família da Escola.

Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo, declarou: “Ao assumir a Secretaria de Educação, um dos maiores desafios que propomos, com todas as subsecretarias e equipes, foi como aproximar as famílias das unidades escolares, pois verificamos um distanciamento muito grande por parte dos pais e responsáveis dos alunos, então colocamos em prática o Sábado Letivo, com essa finalidade, que hoje se transforma no “Seminário Família na Escola”. Sabemos que não é fácil atingir esta meta, mas por outro lado Educação não se constrói de uma hora para outra, é todo um processo que irá surtir efeito nos próximos anos. O que estamos fazendo é ser semeador, e a família precisa ser um solo fértil, para que as sementes possam brotar em larga escala”, finalizou o secretário.

Gisele Herdy Dutra, subsecretária de Ações Pedagógicas, afirma: “Trabalhar com a família na escola é um tema que surge no dia a dia das unidades escolares. A participação dos pais ou responsáveis, torna possível uma educação melhor, na medida que proporciona ao aluno uma estabilidade emocional. Os alunos que estudam com os pais apresentam melhores rendimentos. O conjunto de famílias estruturadas com apoio de professores, orientadores educacionais e pedagogos, junto com a equipe diretiva da escola, torna possível a melhoria da Educação que tanto queremos e a Rede Municipal de Educação de São Gonçalo esta empenhada em contribuir cada vez mais com os alunos, no sentido de levar o melhor para eles”, falou Gisele.

Carla Verônica, pedagoga da Semed, completa: “Desde o início do ano, onde houve a participação dos profissionais da Educação nas reuniões, já havia a colocação da angústia de trazer a família para dentro da escola de uma forma intensa e acolhedora. Hoje estamos buscando através deste seminário como fazer isso, a proposta é trazer esta reflexão, o repensar de algo que já é realizado nas escolas. Temos visto que o trabalho que é realizado em cada unidade de ensino tem muita grandeza, delicadeza, e cheio de amor, e tudo isso é muito gratificante, então o seminário é uma continuidade e crescimento de tudo que estamos fazendo ao longo de nossas experiências”, declarou.

A organização do evento ficou sob a responsabilidade da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, Coordenação de Orientação Educacional, Coordenação de 1º Segmento, Coordenação de 2º Segmento, Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Coordenação de Projetos, Coordenação de Gestão e Avaliação e Monitoramento de Resultados.

Durante a abertura do evento, a professora Nilze Lene Benedicto, acompanhada do violonista Jefferson Volve, apresentou a música de sua autoria, “Quero ir à Escola”, para o público presente.
Ao final, foi realizada apresentação das sínteses das oficinas.

Autor: Ascom
Foto: Jonas Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content