Início > Uncategorized > Educação realiza palestra para comemorar o Dia do Nutricionista

Educação realiza palestra para comemorar o Dia do Nutricionista

Publicado em:  31/08/2018

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE), da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED), realizou nesta quinta-feira (30) palestras para comemorar o Dia do Nutricionista, que acontece hoje (31). Os temas abordados foram alimentação escolar com Iracy Barcellos, nutricionista da Semed, nutrição e autismo, com Viviane Mukim, gestora do curso de nutrição da Universidade Salgado de Oliveira, e terapia nutricional, que ficou a cargo de Simone Siqueira, nutricionista da Nutritiva.

O objetivo é mostrar para os participantes e comunidade de maneira geral a importância da alimentação saudável no nosso dia a dia, para a manutenção da nossa saúde e ainda prevenir doenças. Setenta pessoas participaram das palestras, entre nutricionistas da Rede Municipal de Educação, do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), SAD (Serviço de Atendimento Familiar) e estagiários de nutrição, com direito a mesa de coffee break saudável e sorteio de brindes.

Um dos destaques da palestra foi o Programa de Terapia Nutricional, com o tema “Cuidando de quem cuida”, a cargo da nutricionista Simone Siqueira, que tem por objetivo acolher o familiar e o cuidador e o paciente que necessita de nutrição especial, que trouxe informações importantes para a melhor qualidade de vida para a pessoa em recuperação, muitas vezes o paciente tem alta hospitalar, mas se encontra com grau de desnutrição muito alto, principalmente os mais idosos, e para combater este quadro é muito importante a participação de um profissional de Nutrição, que irá identificar essa situação e fazer uma intervenção nutricional, avaliando o grau de desnutrição. O nutricionista pode orientar o cuidador a observar alguns sintomas de desnutrição como: lentidão, falta de energia (cansaço), emagrecimento, sem reserva muscular (flácido), olhos fundos (abatido). O idoso, como todo ser humano, se alimenta de maneira errada e vai pela praticidade, troca alimentos naturais pelos industrializados, que tem poucas vitaminas, minerais e nutrientes, quando o importante é consumir ao longo do dia muitas frutas, carnes e ovos, que são ricos em proteínas.

O secretário municipal de Educação professor José Augusto Nunes, participou da palestra, que contou com diversos nutricionistas de São Gonçalo, e falou da importância destes eventos.

“Foi um evento em homenagem à Nutrição e também pelo dia do Nutricionista, o primeiro do atual Governo organizado pelo DAE (Departamento de Alimentação Escolar), com três palestras proferidas por profissionais de destaque e muito importantes para o conjunto da Educação de São Gonçalo, com a presença de vários nutricionistas do município. O DAE é peça fundamental no processo do município de São Gonçalo em relação educação alimentar, para ter nas escolas uma merenda de qualidade e balanceada, com um cardápio técnico a partir da nutricionista. Então nada mais justo que a secretaria de Educação homenagear esse profissional da Nutrição que tanto trabalha e nos orienta para termos uma alimentação saudável em nossas escolas municipais e também para a sociedade de uma maneira geral. Parabéns a todos os nutricionistas pelo seu dia.” Finalizou o secretário professor José Augusto Nunes.

A palestrante e nutricionista Simone Siqueira, destacou que há vinte anos foi feito um estudo sobre desnutrição

“Este estudo já apontava um quadro de desnutrição muito grande na sociedade, principalmente em idosos e passado todo esse tempo, nada foi modificado, novos estudos continuam apontando este grau de desnutrição.Por isso o profissional de nutrição precisa ter um olhar diferenciado, para identificar este quadro e entrar com uma intervenção nutricional, pois o nutricionista é a chave mestra para reconhecer esta situação e aplicar as medidas corretas para uma vida saudável”. afirmou Simone Siqueira

Iracy Barcellos, responsável técnica pela área de nutrição da Semed, destaca o pioneirismo deste evento, que nunca foi realizado pela Educação nas gestões anteriores.

“O evento foi idealizado pelo DAE, juntamente com a Semed e teve como um dos objetivos destacar a importância do profissional da nutrição na alimentação escolar e parabeniza-lo pelo seu dia. Quero agradecer a parceria das seguintes empresas: Nutrata Suplementos, Nutritiva, farmácia de manipulação Flora Vegetal, loja de sapato Fomenta, Ong ACB Alimentação Consciente, Universidade Salgado de Oliveira. Agradeço também as doações de brindes para serem sorteados durante o evento”, finalizou Iracy Barcellos, nutricionista da Semed.

HOMENAGEM: As escolas municipais Antônio Carlos Jobim localizada no bairro da Amendoeira e Darcy Ribeiro em Vista Alegre, realizaram homenagens pela passagem do dia do nutricionista, com uma feira de alimentação saudável para pais, alunos, responsáveis, professores e comunidade em geral, dando destaque ao aproveitamento integral dos alimentos.As cascas dos alimentos podem ser mais benéficos do que se possa imaginar, essa parte das frutas, verduras e legumes. muitas vezes jogadas fora, são ricas em substâncias necessárias para o bem-estar do organismo e pode ser usada de diversas maneiras práticas no dia a dia.

Fonte: Semed