Início > Uncategorized > Educação promove encontros de aperfeiçoamento

Educação promove encontros de aperfeiçoamento

Publicado em:  17/05/2019

A Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Ações Pedagógicas e da Coordenação de Projetos, está promovendo uma série de encontros dedicados a professores e profissionais da educação com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de ensino no município. “Esta é a forma que encontramos para cuidar dos nossos profissionais de maneira diferenciada, dinâmica e atual, oferecendo formação continuada fundamental para todos”, explica o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

A ação faz parte do Projeto Acolher e Cuidar, que no início deste ano reuniu cerca de 800 profissionais em 54 encontros. O trabalho foi muito bem recebido e por isso passará a acontecer mensalmente, sendo que haverá uma programação especial em julho, voltada para passeios e atividades culturais, e em outubro para o dia dos professores. Os encontros são dedicados a professores e profissionais da educação da Rede Pública Municipal de Ensino, mas é aberta também aos profissionais das redes estadual e particular de São Gonçalo e região.

Os encontros acontecem em todas as áreas do conhecimento que possam agregar novas ferramentas e conhecimento para os professores e valem como Hora Atividade para alunos de universidades públicas e particulares de São Gonçalo. Ao final de cada encontro são emitidos certificados.

Em maio serão realizados 44 encontros, entre oficinas, troca de saberes, palestras informativas, dicas de cuidados individuais e coletivos, formações culturais e apresentação de metodologias para renovar o trabalho. São encontros em todos os horários e para todos os segmentos, alternando dias na Escola e encontros coletivos. Os interessados em participar podem se inscrever até o próximo dia 24 através do email sg.projetossemed@gmail.com.

Confira a programação:

ACOLHER E CUIDAR – MAIO DE 2019

De 27 a 31 de Maio

27/segunda – tarde

Cidade Educadora, por quê?

Nº da vagas: 20

Convidada: Professora Ruth Ramiro, supervisora e coordenadora do Projeto Cidade Educadora em Nova Iguaçu-RJ.

Apresentação: Troca de saberes e importância da metodologia da Cidade Educadora.

28/terça – manhã

Ler, brincar e aprender

Local: ESPAÇO 440- NOVA SEMED (Rua Uricina Vargas, n° 36)

Local: ESPAÇO 440 ( SEMED)

Nº da vagas: 20

Convidada: Professora Sandra Lima – Escritora e editora, contadora de histórias, psicopedagoga e professora da Rede Municipal de São Gonçalo.

Foco: Desenvolvimento de dinâmicas de leituras para serem trabalhadas na sala de aula.

28/terça – tarde

Arte caminho para aprender melhor

Nº da vagas: 20

Convidada: Ana Sobral, arte educadora criadora e responsável pelo Click Sustentável, coordenadora da Linha de ação de Arte Educação da SEMED.

Apresentação: Oficina prática e apresentação do Projeto Click Sustentável. Como fazer uma arte comprometida com a sustentabilidade.

28 – terça – noite

Clínica de Meditação

( Haverá Declaração de Comparecimento)

Local: PARTAGE SHOPPING – LOJA 147

Convidado: Núcleo Sahaga Yoga de São Gonçalo

Apresentação: Oficina com exercícios e técnicas de respiração para prática da meditação e concentração; Importante ferramenta para facilitar o nosso dia a dia.

30/quinta – manhã

Ensino de Ciências – Práticas na sala de aula

Nº da vagas: 20

Convidado: Prof. Carlos Augusto Fernandes ( Prof. da E.M. Marcílio Dias)

Apresentação: O nosso desafio é motivar e despertar o interesse dos alunos para o Ensino de Ciências

30/quinta – tarde

Educar com Diabetes

Local: CIUG

Convidada: OE Mauro Israel

Apresentação: Trazer à discussão a problemática da diabete e como podemos prevenir.

31/sexta – manhã

Ensinar e Aprender com Inteligência Emocional

Nº da vagas: 40

Convidado: Cristiano Gomes Dias, pedagogo, coaching emocional e educador social.

Apresentação: Apresentar Inteligência Emocional como uma ferramenta de ensino e aprendizagem.

29 e 30 – quarta e quinta/noite

Pirações de Meia Idade

Horário: 18h30 às 20h30

Nº da vagas: 40

Local: Espaço do Conhecimento – Partage Shopping (sala 337)

Convidado: Soraya Raposo Cavalcanti

Apresentação: Discutir o universo feminino depois dos 45 anos.

Autor: Selma Nogueira