Início > Educação > Educação promove concurso de merendas saudáveis

Educação promove concurso de merendas saudáveis

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/10/2023

Receitas integram cardápio oferecido nas escolas

Esta quinta-feira (26) foi de degustação na Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo. A Subsecretaria de Alimentação Escolar está promovendo o 1º Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar e convocou um grupo de jurados especialistas para experimentar e avaliar pratos doces e salgados feitos por merendeiros de 16 escolas municipais. Todas as receitas fazem parte do dia a dia das escolas e estão de acordo com as determinações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Entre os jurados estavam membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o chef de cozinha Rafael Nascimento, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Tatiana Félix, a agente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Caroline Abreu, representantes de pais de alunos e da Agricultura Familiar.

“O concurso veio para ressaltar a importância do trabalho do merendeiro, que é bem árduo e exaustivo, então, fazer esse reconhecimento é muito importante. Quando é instituído um concurso como este, a criatividade deles é reforçada e o trabalho é valorizado. Todas as receitas foram bem criativas, os sabores foram bem trabalhados, a combinação de temperos também. Foi até difícil de pontuar, já que foi tudo muito bem feito, com amor”, explicou Caroline Abreu.

Cada jurado recebeu sua folha de avaliação e, dentre os quesitos, estavam criatividade, apresentação, cor, aroma, textura e sabor. O resultado da votação será divulgado no dia 1º de novembro, durante um concerto da Orquestra Municipal de São Gonçalo, que será realizado na Semed, em homenagem aos merendeiros da rede.

“O objetivo do concurso é mostrar a qualidade das refeições servidas dentro das unidades escolares e promover esta competição saudável entre os manipuladores de merenda. Nós sabemos que o trabalho do merendeiro é primordial dentro da escola e é importante que eles se sintam sempre acolhidos e estimulados. Os três primeiros lugares serão premiados no evento que foi pensado especialmente para eles”, disse a subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos.

Pratos servidos: Tortinha salgada saudável de liquidificador; Yakisoba escolar; Cação desfiado; Bolo de banana com aveia; Strogonoff de carne; Escondidinho de batata doce; Bolo surpresa; Almôndegas de carne com farinha de quibe ao molho sugo e espinafre; Muffins de brócolis; Bolo de aveia da Marlene; Torta de maçã com aveia; Bolo de beterraba; Pizza de frango de pão de forma; Filé de peixe assado com aveia; Ratatouille; Bolo de banana com aveia e passas.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content