Início > Educação > Educação presta homenagem às merendeiras

Educação presta homenagem às merendeiras

Publicado em:  02/11/2023

Vencedores do concurso de alimentação saudável são premiados

Em comemoração ao Dia do Merendeiro Escolar, celebrado no dia 30 de outubro, a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo (Semed) preparou, nesta quarta-feira (1º), uma homenagem aos manipuladores de merenda do município. Os profissionais das escolas municipais foram recebidos com um show da Orquestra Municipal de São Gonçalo, no pátio da Secretaria. No evento, também foram premiadas as vencedoras do 1º Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar.

A grande vencedora da noite foi a preparação do escondidinho de frango com batata doce, da merendeira Rita de Cássia Camelo, do Centro de Referência em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim.

Sob a batuta do maestro Paulo Guarany, a Orquestra Municipal de São Gonçalo apresentou um repertório de sucessos como Ta Perdoado, de Maria Rita, e Evidências, de Chitãozinho e Xororó, que fez todo mundo dançar e cantar. Presente no evento, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, parabenizou os merendeiros pelo trabalho de excelência realizado nas escolas.

“Os merendeiros têm papel fundamental para que a escola funcione em sua plenitude. Sem essas refeições, que são preparadas com tanto carinho por eles, os nossos alunos não teriam como se concentrar nas aulas e atingir seus objetivos. Hoje, nós temos uma outra realidade na alimentação escolar, com o cardápio único e todas as conquistas que São Gonçalo teve nos últimos três anos. Esses profissionais estão dando o seu melhor todos os dias e essa homenagem é só um pequeno agradecimento por todo o trabalho”, disse o secretário.

A merendeira do Centro de Referência do Autista Marlene Felício Faria, no Centro, Carolina Ferreira, participou do concurso com uma receita que os alunos adoram: a torta de maçã com aveia. Mesmo sem levar o prêmio, ela entende o evento como um grande encontro entre os profissionais e uma oportunidade de trocar experiências.

“Estou achando o evento muito legal, a Orquestra é muito boa e está todo mundo animado. Esse encontro é muito positivo porque faz com que um merendeiro possa trocar receitas com o outro e aprimorar o trabalho. Vou torcer para que acontece no ano que vem de novo, estarei aqui”, contou a merendeira.

Foto: Fabio Guimarães