Início > Educação > Educação no Trânsito para alunos da rede municipal

Educação no Trânsito para alunos da rede municipal

Publicado em:  13/02/2017

Alunos da Escola Municipal Irene Barbosa Ornellas, localizada no bairro Jardim Catarina, integraram a primeira turma deste ano do projeto Aula-Passeio. A iniciativa é realizada através do Departamento de Educação para o Trânsito, da secretaria de Transportes de São Gonçalo, e visa destacar aprendizados sobre as questões da vida adulta aos jovens. Essa formação de vínculos saudáveis se dá por meio de visitas guiadas às garagens de empresas de ônibus, onde os alunos têm a oportunidade de conhecer o trabalho realizado por motoristas, lanterneiros, mecânicos e também na área administrativa.

O projeto contempla alunos do 8° e 9° ano da rede municipal de ensino e alunos do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a orientadora educacional e diretora do departamento de Educação para o Trânsito, Kiyomi Castro, o projeto proporciona o amadurecimento e desenvolvimento de potencialidades.

“Acho que a maior importância é mostrar as possibilidades de empregos que muitas empresas oferecem através do programa jovem aprendiz. Queremos formar cidadãos”, explica Kiyomi.

Vinculado ao projeto, o concurso “O Artista é você” permite aos alunos expressarem, através das artes plásticas e da música, a criatividade e os conhecimentos adquiridos sobre a importância de respeitar a vida, com base nas normas de trânsito. Outro projeto com inscrições abertas é o “Escola Cidadã”, que reforça a conscientização dos jovens sobre a valorização da vida. Neste caso, a abordagem é feita por meio de palestras nas unidades de educação.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista