Início > Transportes > Educação no Trânsito é discutido no Lavourão

Educação no Trânsito é discutido no Lavourão

Publicado em:  08/02/2017

Valores como respeito e responsabilidade fazem parte da Educação no Trânsito, projeto da subsecretaria de Trânsito da Prefeitura de São Gonçalo, que foi apresentado na tarde desta terça-feira (7), para diretores de sete escolas públicas municipais no Centro Cultural Joaquim Lavoura, Estrela do Norte.

A proposta é apresentar o programa realizado pela subsecretaria de Trânsito, que atua investindo na conscientização e educação de alunos de escolas públicas e privadas, da educação infantil ao ensino médio com sete projetos, que são: “População em Foco”; “Escola Cidadã”; “Ação Saúde e Educação”, “Aula Passeio Escola-Empresa”, “Profissional Consciente”, “Empresa valoriza a Vida” e “Professor Agente Multiplicador”.

De acordo com o subsecretário de Trânsito, Luís Antônio Corso da Costa, o programa de Educação no Trânsito objetiva mudar as estatísticas negativas quanto aos elevados índices de acidentes de trânsito com alta incidência de morte.

“O professor é um formador de opinião, é um ícone na formação do aluno. Trabalhamos conscientizando esses alunos sobre a valorização da vida por meio da interdisciplinaridade. São Gonçalo é a única grande cidade no Estado que não tem multagem eletrônica. Não queremos adotar esta medida no município e sim um ordenamento urbano por parte de pedestres e motoristas, que devem respeitar as leis de trânsito”, explica o subsecretário.

O projeto foi apresentado para diretores de sete escolas do segundo seguimento que nunca foram contempladas com o programa, que já existe há quatro anos. São elas: Escola Municipal Prefeito Nicanor Ferreira Nunes; Jardim Catarina, Colégio Municipal Irene Barbosa Ornelas, Jardim Catarina; Ciep 125 Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral, Colubandê; Ciep 411 Doutor Armando Leão Ferreira, Engenho Pequeno; Escola Municipal Pastor Ricardo Parise, Jóquei; Escola Municipal Marinheiro Marcilio Dias, Itaúna; Escola Municipal Paulo Freire, Mutuaguaçu; Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, Itaúna. O projeto é expandir para as demais unidades ao longo do ano.

Para o secretário de Educação, Diego São Paio, a educação no trânsito é fundamental. “As crianças são agentes transformadores e precisam começar desde cedo. É preciso que a escola ensine muito mais do que as cores do semáforo e a atravessar a faixa de pedestres. É necessário conscientizar de que nós fazemos o trânsito e podemos melhorá-lo, inclusive incentivando o uso da bicicleta. Iniciativas assim são sempre bem-vindas e precisam contar com o nosso apoio”, afirma.

Dois desses projetos abriram as inscrições nesta terça. O Projeto Aula-Passeio tem como público-alvo alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 9°ano da rede municipal de ensino com o objetivo de garantir aos jovens uma vivência e aprendizado das questões da vida adulta, com formação de vínculos saudáveis realizando visitas guiadas as garagens de empresas de ônibus, onde conhecem o trabalho realizado por motoristas, lanterneiros, mecânicos, administrativo, no passeio que será realizado entre março e outubro, sempre na última quinta-feira do mês. Vinculado ao projeto, acontece o concurso “O Artista é você”, onde os alunos expressão através das artes plásticas e musicais, a criatividade e os conhecimentos dos alunos sobre a importância de respeitar a vida com base nas normas de trânsito. Outro projeto com inscrições abertas é o “Escola Cidadã”, que tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a valorização da vida com a realização de palestras nas unidades de educação.

“O intuito é contribuir para a formação de cidadãos e mostrar que existe a possibilidade de trabalho dentro do próprio município. A prática de valores positivos é uma virtude necessária para a promoção da fluidez e da segurança viária, uma virtude que pode ser aprendida por meio da educação”, pontua a orientadora educacional e diretora do departamento de Educação para o Trânsito, Kiyomi Castro.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira