Início > Educação > Educação mostra como ter uma alimentação saudável

Educação mostra como ter uma alimentação saudável

Publicado em:  27/05/2019

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), através do Departamento de Alimentação Escolar, promoveu uma ação de Educação Alimentar, nesta segunda-feira (27), no saguão do Anexo da Prefeitura, onde fica a sede da Semed, em Alcântara. Alunos das Unidades Municipais de Educação Infantil Professora Cremilda Rodrigues, de Santa Isabel, e Professora Maria da Glória Borges Leite, do Centro, além da Creche Conveniada Instituto Irmãs Missionárias Nossa Senhora de Fátima, do Engenho Pequeno, participaram de diversas atividades lúdicas mostrando a importância da alimentação saudável. O evento contou com a parceria do Departamento de Nutrição da Universo.

“É muito importante que a criança aprenda desde cedo a conhecer as frutas, os legumes e a importância de se alimentar corretamente, para que tenha saúde e melhor qualidade de vida. A informação que elas estão recebendo hoje vai direto para sua casa, para seus pais e logo será multiplicada. Esse é um trabalho que vai proporcionar melhor qualidade de vida para todos os nossos alunos e familiares”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

Entre as ações apresentadas durante o evento estava a Pirâmide Alimentar, que apresentava os alimentos devemos priorizar na nossa alimentação diária. Primeiro, a estudante de Nutrição Graziela Mendes mostrava a posição correta dos alimentos na pirâmide, por ordem de prioridade. Depois, as crianças tinham que montar a pirâmide, baseadas nas informações que haviam sido passadas. “A pirâmide mostra qual o alimento a gente deve priorizar para ter uma alimentação saudável e, consequentemente, mais saúde. No primeiro degrau entram os carboidratos, que são fontes de energia. No segundo estão os legumes, verduras e frutas. No terceiro degrau entram os alimentos de origem animal, como os laticínios, e as oleaginosas, como feijão e soja. No meio estão as carnes, que são fontes de proteínas. No alto da pirâmide estão os alimentos que a gente não deve priorizar como doces e gorduras”, explica a futura nutricionista.

Na brincadeira da amarelinha, as crianças aprenderam a reconhecer as frutas e legumes também. Depois de jogar a bolinha, a criança tinha que dizer o nome da fruta correspondente, para então conquistar o direito de “pular a amarelinha”. Toda a ação acontece com orientação de nutricionistas e estudantes da área, que explicam pacientemente aos pequenos a importância de cada tipo de alimento.

As crianças também tiveram oportunidade de participar de uma atividade de pintura. Foram distribuídas figuras das mais diversas, frutas e lápis de cor para que elas pintassem de acordo com as características de cada uma. “O objetivo é que as crianças reconheçam as frutas pelas cores também”, informa Luma Mota, do Departamento de Nutrição, da Universo.

Algumas crianças contaram com a companhia da mãe, como a aluna Nicole Fragoso dos Santos, de 4 anos, da Umei Professora Cremilda. Enquanto a pequena coloria o desenho, a mãe Lidiane Maria Fragoso acompanhava atentamente. “A ação é uma bênção, bom para desenvolver a criança e ensinar sobre alimentação. Quando minha filha entrou para a creche, com 2 anos, nem falava direito, agora fala tudo até melhor do que a gente dentro de casa. Tenho certeza que chegará em casa contando tudo que aprendeu aqui”, garante a mãe.

Patrícia dos Santos Teixeira e Iasmim Reis, do Departamento de Nutrição da Universo, desenvolveram com as crianças uma atividade de conscientização. “A gente tenta trazer uma linguagem fácil para eles entenderem desde pequenos o que faz mal para a saúde no sistema de alimentação. Ilustramos com figurinhas bem coloridas, bem práticas para eles entenderem”, explica Patrícia.

No final, as crianças participaram de uma pequena degustação, depois de responderem direitinho o nome de cada fruta que estava cortada nos pratinhos.

“Esse evento tem como objetivo construir uma consciência alimentar nas nossas crianças, faz parte do processo de alimentação, principalmente hoje em dia que muitas crianças têm problemas de rejeição a diversos alimentos. A ideia é mostrar para elas como fazer uma alimentação de qualidade e quais os elementos que entram numa boa alimentação. Estamos trabalhando com as creches do nosso município e com as conveniadas para que as nossas crianças tenham essa formação e possam entender o que é se alimentar bem, quais os alimentos importantes para a formação física e emocional delas. Temos os apoio da Universo, a quem agradecemos por desenvolver esse trabalho conosco”, conclui o subsecretário de Planejamento, Fernando Peres.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Lucas Alvarenga