Início > Educação > Educação investe na capacitação de diretoras de escolas

Educação investe na capacitação de diretoras de escolas

Publicado em:  14/07/2022

Dinâmicas de grupo promovem maior interação entre profissionais

Nesta quinta-feira (14), diretoras de escolas municipais de São Gonçalo se reuniram no auditório da Secretaria de Educação para o curso “Desenvolvimento de Competências e a Neurociência”, ministrado pela psicopedagoga Deyse Borges. O momento, que envolveu diversas dinâmicas de grupo, trabalhou a empatia e a afetividade entre as componentes para que elas levassem os ensinamentos até a escola.

Na oportunidade, a psicopedagoga convidou as diretoras a compreenderem o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais que norteiam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como base os conceitos da neuroeducação na prática pedagógica.

“As diretoras estão muito atarefadas, absorvendo os problemas da escola. A questão da pandemia impactou muito os alunos e há uma defasagem no aprendizado das crianças que passaram o segundo e terceiro anos em casa. Isso reflete diretamente na gestão, que está buscando novas formas de repor esse conteúdo”, explicou Deyse.

Presente no evento, a diretora Marta Soares, da Escola Municipal Nossa Senhora da Boa Esperança, se sentiu acolhida pelas colegas. Ela confessou que estava sentindo falta de uma interação mais profunda e essa dinâmica de se colocar no lugar do outro foi muito enriquecedora para ela.

“Momento ímpar! Precisamos de mais capacitações como essa! Descontração, aprendizado, trocas e afetividade. A subsecretaria de Ações Pedagógicas pensou em tudo de forma  perfeita para que a gente pudesse participar desse momento maravilhoso”, afirmou a diretora.

Foto: Julio Diniz