Início > Educação > Educação infantil promove oficinas de comida saudável

Educação infantil promove oficinas de comida saudável

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/10/2022

Crianças aprendem a fazer hambúrguer e pão com legumes e carne magra

Pensando em alternativas para promover bem-estar e uma alimentação cada vez mais saudável para os alunos, a Umei Augusto Cesar Morett Silva, em Rio do Ouro, preparou, nesta quinta-feira (20), uma oficina de hambúrguer saudável. Com pães feitos com beterraba, espinafre e cenoura, carne magra, requeijão caseiro e alface, alunos de toda a escola colocaram a mão na massa e o resultado foi diversão e aprendizado. Toda a ação foi acompanhada pelo vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), João Baptista.

Segundo a diretora Mariana Garcia, a ideia surgiu para incrementar o lanche de dia das crianças, na semana passada, e deu tão certo que ela resolveu repetir a dose. Nesta semana, a UMEI trabalhou o tema de alimentação saudável, trazendo diversas oficinas pedagógicas, dentre elas, a culinária.

“Dentro do tema Alimentação Saudável, a gente já ia fazer alguma atividade culinária e, como eles amaram o hambúrguer, tanto a questão de fazer, quanto de comer, escolhemos fazer de novo. É importante fazer essas receitas mais elaboradas também porque, às vezes, se nós oferecemos o legume puro, como a beterraba, alguns não aceitam bem. Mas, colocando no pão, fazendo junto, vendo a cor que ficou no final, os alunos comem e aprendem a gostar daquele alimento”, disse a diretora.

Presente no evento, a subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos, aprova ações como esta. Ela entende que é preciso usar a criatividade e apresentar opções saborosas e saudáveis, desmistificando a ideia de que a comida saudável não é gostosa.

“Através dessas atividades, os alunos têm contato com alimentos que, em regra, costumam ter rejeição sem ao menos experimentar, como a cenoura, a beterraba e o espinafre, e que são muito importantes para o desenvolvimento deles. Com isso, conseguimos estimular o consumo e a preferência por alimentos saudáveis”, afirmou a subsecretária.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content