Início > Educação > Educação Infantil é tema de seminário em São Gonçalo

Educação Infantil é tema de seminário em São Gonçalo

Publicado em:  28/06/2019

Professores das Redes Pública Municipal e Conveniada, da Uerj, estudantes e convidados participaram nesta sexta-feira (28) do V Seminário de Educação Infantil “A Cidade Pensa e Acolhe as suas Infâncias? A Educação Infantil de São Gonçalo”. O evento foi realizado na Faculdade de Formação de Professores da Uerj, no bairro Patronato. A mesa de abertura contou com a presença das professoras Dra. Maria Tereza Goudard, Dra. Heloísa Carreiro (FFP-Uerj), Henriette Porciúncula, Maria de Fátima Silva Ângelo e da Subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, que representou o Secretário Municipal de Educação, Marcelo Azeredo, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do trabalho:

“O seminário fortalece parcerias entre a Faculdade de Formação de Professores, a Rede Municipal de Ensino e as creches conveniadas. Estamos buscando uma educação infantil de qualidade no município, essa é a nossa prioridade. Sejam muito bem-vindos!”

Na parte da manhã foram realizadas as oficinas “A Corporeidade na Pequena Infância”, com a professora e Mestra Henriette Porciúncula, diretora do Centro Municipal de Referência em Formação Continuada (Crefcon) da Secretaria Municipal de Educação; “A Importância da Brinquedoteca na Educação Infantil”, com Marta Diniz, Maria Catarina Pereira e Adriana Lima, representantes de creches comunitárias de São Gonçalo; “A Escuta de Crianças no Cotidiano da Educação Infantil”, com a professora e Mestra Luzinete Moreira (Creche Estrelinha Azul) e a professora Nayara Alves Macedo (Colégio Pedro II); “Políticas e Poéticas na Educação da Criança como Sujeito de Direito”, com as professoras e Mestras Débora Rodrigues (Secretaria Municipal de Educação de Niterói) e Fabiana Pessanha (Secretaria Municipal de Educação de Maricá); e a “Tenda de Histórias”, com a professora e doutora Heloisa Carreiro e CoLEI (FFP-Uerj).

Já à tarde foram realizadas duas mesas de debate. A primeira intitulada “A Educação da Infância em São Gonçalo: Projetos Pedagógicos e seus Desafios” teve a participação da professora e Mestra Adriana (Semed-SG), da professora Margarida Vieira (Creche Estrelinha Azul) e contou com a coordenação da professora Fátima da Silva Angelo (Creche São Francisco de Assis/Campo-SG). A segunda começou às 15h30 com o tema “Políticas Públicas para Educação Infantil em São Gonçalo: Dilemas e Perspectivas” e contou com a professora Mônica Motta (Semed/SG), professora e Mestra Luzinete Martins Moreira (Creche Estrelinha Azul). O trabalho foi coordenado pela professora e Doutora Maria Thereza G. Tavares (FFP/Uerj).

Os participantes têm direito à certificação.

Autor: Selma Nogueira