Início > Educação > Educação inaugura a Umei Professora Maria Noêmia Lopes Pires

Educação inaugura a Umei Professora Maria Noêmia Lopes Pires

Publicado em:  11/07/2019

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo realizou, nesta quinta-feira (11), a inauguração e entrega oficial da Unidade Municipal de Educação Infantil Maria Noêmia Lopes Pires, localizada no bairro Santa Catarina. A Unidade atende 104 crianças, no segmento infantil, com idade de 3 a 5 anos.

Para o prefeito José Luiz Nanci, a educação é primordial para a formação como cidadão e profissional do aluno. “Recebemos um colégio totalmente destruído e hoje entregamos todo reformado e atendendo 104 alunos da educação infantil. A única maneira de combater a violência é através da Educação e, assim, dar dignidade às nossas crianças, oferecendo amor, carinho e boas condições para elas estudarem. Parabenizo à direção e todos os profissionais da escola”, declarou.

De acordo com Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo, é sempre uma felicidade inaugurar escolas e entregá-las à população. “É um compromisso do prefeito José Luiz Nanci de ampliar a rede de educação infantil para atender a necessidade do município. Sabemos que existe uma carência nesta área, mas não vamos medir esforços para atender a todos. No segundo semestre estaremos construindo mais três unidades, com isso ganha São Gonçalo e nossos alunos com ofertas de um maior número de vagas, assim teremos menos crianças nas ruas. Muito me orgulho de estar participando desta inauguração, que leva o nome da professora Maria Noêmia, pois tenho a honra de ter o diploma de conclusão do ensino fundamental assinado por ela”, finalizou Marcelo Azeredo.

Elizabeth da Silva Campos, diretora da Umei Maria Noêmia Lopes Pires, se diz emocionada com a inauguração. “Quero agradecer ao prefeito José Luiz Nanci, a sua esposa Eliane e ao secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, pela inauguração da escola. Parafraseando Paulo Freire, que diz: “educação sem amor não é educação”, por isso agradeço a todos os funcionários, que colaboram para o desenvolvimento do trabalho e se dedicam com muito amor às nossas crianças”, afirmou a diretora.

História

Maria Noêmia Lopes Pires nasceu em 25 de setembro de 1939, em São Gonçalo. Filha de Jaci Lopes e Luisa Pires Lopes, também professora, iniciou seus estudos na Escola Municipal Doutor Jurumenha, fez o curso normal na Escola São Gonçalo. Realizou cursos adicionais na área de estudos sociais, licenciatura em pedagogia, com habilitações em administração escolar e magistério. Em 1958 ingressou magistério estadual e municipal de São Gonçalo, lecionou em várias unidades de ensino do município. Em 1976 passou a exercer a função de auxiliar de direção, na Escola Estadual na escola Augusto Cesário Diaz André, em 1978 passou a ser auxiliar de direção também na Escola Estadual 9 de Julho, que em 13 de dezembro 1990, passou a se chamar E.E. Professora Maria Noêmia Lopes Pires. Foi diretora da Escola Estadual Paulino Pinheiro Batista. Uma belíssima trajetória com educadora, que transmitia esperança, alegria, amizade e doação. Como mestra honrou com seu exemplo a sua classe, pois sempre soube exercer sua profissão com dignidade, transmitindo aos seus alunos alegria e carinho o seu saber. Faleceu em 27 de março de 1990.

Foto: Lucas Alvarenga