Início > Educação > Educação forma mais de 1000 alunos no Proerd

Educação forma mais de 1000 alunos no Proerd

Publicado em:  04/07/2019

Mais de 1000 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de Educação de São Gonçalo, participaram na manhã desta quinta-feira (4), da solenidade de formatura e entrega de certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia foi realizada na Igreja Universal do Reino de Deus, localizada no bairro Camarão, e contou com a presença de pais, professores e representantes das escolas participantes do Programa.

O projeto, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Pmerj), é desenvolvido por policiais militares treinados e preparados para trabalhar uma metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de se manter longe das drogas e da violência.

Para o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, a parceria é importante no desenvolvimento do caráter dos jovens.

“O único meio para combater a violência é através da Educação. Os jovens são o futuro de uma sociedade, por isso a prevenção é a melhor maneira de afastar as crianças do contato com as drogas. Vejo o município de São Gonçalo com um destaque muito grande no sentido da prevenção através do Proerd. Neste esforço conjunto, o mais importante é prevenir o uso das drogas por nossas crianças, parabenizo a todos que trabalham para o sucesso do Programa”, declarou o prefeito.

Durante a solenidade, houve homenagens às professoras pela dedicação ao ofício de ensinar. Vários alunos receberam medalhas, troféus e diplomas das mãos de seus instrutores por terem suas redações escolhidas e lidas em público sobre o que aprenderam durante o curso. Uma das homenageadas como Aluna Destaque foi Milena Santos Diniz, 10 anos, da Escola Municipal Desembargador Ronald de Souza, que teve sua redação lida em público, e Manuela de Azevedo Alves, 12 anos, aluna especial da Escola Municipal Valéria de Mattos Fontes.

Para Simone Santos, mãe da aluna Milena Santos Diniz, o programa é de extrema importância para a formação das crianças.

“Destaco que é preciso que a família participe. As aulas do Proerd incentivam os alunos a não procurar o caminho errado, os responsáveis devem sempre conversar com seus filhos para colocar em prática todo o aprendizado. Espero que este trabalho continue sempre, não só em São Gonçalo, mas em todo o Estado”, finalizou Simone Santos.

O secretário municipal de Educação de São Gonçalo, Marcelo Azeredo, destaca que o trabalho é muito importante nas escolas já que a sociedade em que vivemos sofre com a violência, que acontece em todo o Estado do Rio.

“Temos a graça de contar com a Polícia Militar realizando um curso para os alunos, falando da violência e a forma de combatê-la, trazendo informações e formações através do Proerd. Agradeço ao prefeito José Luiz Nanci pela parceria junto à Polícia Militar de São Gonçalo, pois se não fosse assim nada disso estaria acontecendo. Este Programa mostra que é possível diminuir a violência em nossa cidade. É pela Educação nas escolas que chegaremos à família e assim buscar a paz que São Gonçalo merece e precisa”, finalizou Marcelo Azeredo.

Para o capitão da PM, Fernando Quelho, coordenador do Proerd, o método principal para construir cidadania é parceria entre as instituições.

“Hoje é o ponto de chegada de um caminho e sendo assim deve ser celebrado. Esta cerimônia é muito marcante para nós do Proerd. Devemos celebrar com alegria e olhar para frente e perceber que tudo que foi ensinado ao longo dos encontros, deverá ser colocado em prática. O Programa trouxe orientações muito importantes, mas acima de tudo levar a uma reflexão, pois a vida é feita de escolhas que traz consequências, então é preciso decidir de forma sábia e os alunos estão preparados para esse momento, acredito que só com uma boa Educação, cada desafio será superado. Agradeço ao prefeito José Luiz Nanci, a Secretaria Municipal de Educação, ao 7º BPM e ao corpo docente das escolas que acolhem os policiais militares, instrutores do Proerd com muito carinho, pois não existe possibilidade de fazer Educação de forma isolada, a palavra chave para construir cidadania é parceria”, explica.

Participaram da cerimônia as seguintes unidades: E.M. Elpídio dos Santos, E.M. Jovita Maria de Jesus. C.M. Presidente Castelo Branco, E.M. Dr. Armando Leão Ferreira, E.M. Raul Veiga, E.M. Professor Genecy Sueth Lima, E.M. Desembargador Ronald de Souza, E.M. Professora Margarida Rosa M. Galvão, E.M. Filadélfia, E.M. Luiz Gonzaga, E.M. Florisbela Maria Nunes Haase, E.M. Valéria de Mattos Fontes, E.M. Joaquim Lavoura, C.M. Estephânia de Carvalho, E.E. Municipalizada Guaxindiba, E.M. Darcy Ribeiro e C.M. Irene Barbosa Ornelas.

Foto: Lucas Alvarenga