Início > Educação > Educação faz cardápio especial na Semana da Criança

Educação faz cardápio especial na Semana da Criança

Publicado em:  10/10/2023

Refeições saudáveis são preparadas com ajuda dos alunos

Na Semana da Criança, a Subsecretaria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo montou um cardápio diferenciado, de acordo com a faixa etária dos alunos da rede e preparado por nutricionistas, para fazer a alegria da criançada. São refeições diferentes, bonitas e saborosas, mas sem deixar de lado a alimentação saudável. Nesta terça-feira (10), a Umei Professora Cremilda Rodrigues da Cunha, em Santa Izabel, aproveitou a ideia para realizar uma oficina de montagem de pizza.

O cardápio do dia contou com pizza de frango com queijo para o desjejum e lanche da tarde e churrasco misto com kafta e espetinho de legumes assados com arroz e feijão para o almoço e jantar; a bebida ficou por conta do suco de polpa de morango. Para envolver ainda mais os alunos, a escola resolveu contar com a ajuda deles para a montagem das pizzas, fazendo um momento de descontração.

“Que felicidade ver uma escola tão amorosa com os alunos, seguindo o cardápio pensado com tanto carinho pelas nutricionistas da rede municipal. Oferecer uma alimentação escolar de qualidade é um dos nossos maiores compromissos com a população. O aluno quando se alimenta bem, aprende mais”, afirmou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

O cardápio único das escolas é feito de acordo com as determinações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, para a semana da criança, não foi diferente. Segundo a subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos, a equipe usou a criatividade, aliada aos produtos de qualidade, para trazer refeições ainda mais gostosas para o estudante.

“É muito importante que os alunos desmistifiquem a ideia de que alimentação saudável não é saborosa. Fizemos com muito carinho um cardápio com comidas gostosas e saudáveis, todas preparadas de acordo com o FNDE. Com ingredientes selecionados e criatividade da equipe de merendeiros, servimos refeições apetitosas, sem usar ingredientes ultraprocessados”, afirmou a subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos.

Nesta quarta-feira (11), as escolas servirão o x-tudinho saudável (com pão, hambúrguer caseiro assado, queijo e alface) para o desjejum e lanche da tarde e nugget caseiro com purê de batata, arroz e feijão para o almoço e o jantar. De sobremesa, o cardápio estipula o brigadeiro de banana com cacau e a bebida será suco de fruta.

Foto: Luiz Carvalho