Início > Educação > Educação faz capacitação sobre manipulação de alimentos

Educação faz capacitação sobre manipulação de alimentos

Publicado em:  27/02/2024

Vigilância Sanitária orienta profissionais de creches conveniadas

A Subsecretaria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo promoveu, nesta terça-feira (27), uma capacitação para diretores e profissionais que atuam em creches conveniadas do município. O evento, que aconteceu nos horários da manhã e da tarde, foi realizado em parceria com a Vigilância Sanitária do Município.

O objetivo foi reforçar a importância do empenho de todos os funcionários das unidades no resultado de uma alimentação escolar saudável e correta para os alunos. O palestrante da Vigilância Sanitária, Silvio Pimentel Lopes, falou sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos e dos cuidados necessários com agentes infecciosos, como medida de promoção da saúde.

“A parceria com a Vigilância Sanitária é primordial para atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Através das ações praticadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária, garantimos a segurança alimentar dos alunos. Além disso, é importante que eles fiscalizem e orientem a direção das unidades e os manipuladores de alimentos, garantindo saúde para toda comunidade escolar”, afirmou a subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos.

Atenta à palestra, a diretora da Escola Municipal Pastor Mauro Israel Moreira, em Rio do Ouro, Mariana Garcia, aprovou a iniciativa da capacitação. Para ela, é necessário que os gestores estejam sempre atentos aos cuidados a serem tomados dentro da escola, para garantir o bem-estar dos alunos.

“Iniciativas de capacitações como estas são de extrema importância.  Primeiro, porque a formação continuada é um dos pilares educacionais, garantidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). E também pela seriedade do tema abordado. Nós, gestores, precisamos garantir o cuidado com as unidades escolares em seus âmbitos educacionais, administrativos, como também sanitários” disse a diretora.